segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Festa de São Sebastião

Mesmo com a visível crise econômica que a cidade atravessa, com baixo preço da castanha e o descrédito que tomou conta dos cidadãos quanto a administração pública municipal, Xapuri viveu mais um momento empolgante de fé e devoção no santo padroeiro, São Sebastião, durante o mês de janeiro. No dia 20, mais de 15 mil pessoas lotaram a cidade e participaram da grande procissão que pelo 105º ano seguido emocionou milhares de fiéis.

São Sebastião foi um soldado romano que morreu defendendo o cristianismo, tornando-se, para os católicos, o protetor contra as guerras e pestes. Que ele seja nos próximos dois anos protetor contra os diversos males e pestes que afetam a nossa sociedade. A cidade de Xapuri, lamentavelmente, está dominada por um clima permanente de tensão e insegurança, provocado pelo crescimento do tráfico de drogas e pelo caos político-administrativo implantado pela atual gestão.

A sociedade xapuriense, pacata e ordeira, roga por paz, tranqüilidade, diálogo e respeito pelo patrimônio público. Somente com uma mudança radical de conceitos e concepções, e com a expurgação de algumas mentes atrasadas, doentias e mal intencionadas que hoje são, inexplicavelmente, responsáveis pelos destinos de um povo, é que poderemos acreditar em um futuro mais digno, mais justo e mais condizente com a história e a tradição de uma cidade centenária, de um povo devoto de São Sebastião.

Nenhum comentário: