sábado, 3 de fevereiro de 2007

Casa de memórias

Neste domingo, 4 de fevereiro, o Portal Ac24horas publica uma matéria especial sobre o museu da Casa Kalume, onde há quase cinqüenta anos, o senhor Antônio Zaine, o "Prezado", coleciona e expõe peças antigas, objetos raros e recortes de jornais que contam a trajetória histórica da cidade que se confunde com a própria história do Acre.

Ao caminhar por entre as inúmeras peças, muitas vezes amontoadas pela falta de espaço, facilmente o visitante, sendo conhecedor da vida e da realidade dos acreanos, faz uma viagem ao passado relembrando momentos antigos que se perderam no tempo, nos velhos seringais, e revivendo hábitos e costumes denunciados por simples objetos que se incorporaram ao estilo de vida das pessoas simples, seringueiras, que são responsáveis pelas gerações atuais de xapurienses.

Visitar o museu do Prezado é, antes de tudo, fazer uma viagem ao passado, mas não uma viagem convencional, onde se vê simplesmente objetos antigos que não se relacionam com a nossa vida. Nesse museu, se retorna às origens da sua própria existência. Eu mesmo pude ver meu pai cortando seringa com aquelas "cabritas" e minha mãe passando roupa com aquele ferro movido à brasa. É claro que os visitantes que não possuem a nossa origem seringueira, não terão o mesmo sentimento. Mas poderão sentir no amor e na dedicação do Antônio Zaine pelo o que é do Acre, sendo que ele não foi seringueiro e nem é acreano de nascimento, que não precisa ser daqui para perceber que algo forte e inexplicável existe para tornar Xapuri um lugar tão especial, com muitas coisas boas a oferecer, apesar dos pesares.

Nenhum comentário: