sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

O melhor carnaval do mundo

"O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval."

Em Xapuri, terra de inesquecíveis carnavais, onde já houve escolas de samba e os tradicionais "ranchos" e o bloco dos sujos, a Festa de Momo já não possui mais o brilho, nem a força de antigamente. Os grandes bailes de clube se perderam no tempo, trocados pelo carnaval de rua, mais popular e mais democrático.

Atualmente, o carnaval local perde espaço para o da vizinha Brasiléia, mais bem organizado e com melhores atrações. Lá, a prefeita Leila Galvão se empenha na produção da festa, contrata boas atrações, mas fica no seu canto, de prefeita. Por aqui a coisa é um pouco diferente. Não há empenho na organização, as boas atrações de outros carnavais fogem dos calotes tomados num passado recente, e o prefeito se torna a estrela maior do espetáculo.

Lá pelas tantas, depois de tomar umas e outras, o sujeito dá discurso, reclama que o governo não ajuda e depois incorpora uma espécie de cantor desafinado e desagradável, a cantar de antigas marchinhas a sambas-enredo, debaixo de protestos e vaias dos foliões revoltados. No ano passado, brigou com a polícia, levou uns sopapos e passeou de camburão. Um verdadeiro show.

Ontem escolheram rei e rainha do carnaval, os monarcas do último carnaval, Lelê e Larissa, não foram repassar cetro e coroa. Foram enganados no ano passado e não receberam a premiação prometida.

Mas deixando de lado o prefeito e seu espírito carnavalesco, o que o povão espera mesmo, é que o carnaval desse ano seja tranquilo, afinal de contas, como diz o velho ditado, "quem faz a festa é a gente", então vamos ao carnaval, momento de esquecer, pelos menos por um instante, as dificuldades da vida.

O melhor carnaval do mundo é o que a gente brinca. Bom carnaval para todos.

Nenhum comentário: