sábado, 10 de fevereiro de 2007

Uma luz no fim do túnel

Inaugurado no dia 22 de dezembro do ano passado, pelo então governador Jorge Viana e pelo governador eleito Binho Marques, o Complexo Industrial Florestal de Xapuri - Fábrica de Pisos de Madeira - deverá entrar em funcionamento em abril. Mas somente agora, com o anúncio da abertura do processo de seleção de currículos para os cerca de 150 postos de trabalho que serão oferecidos, é que a cidade começou a viver uma clima de euforia e otimismo com o empreendimento.

A perspectiva para a população desempregada e, também, para a economia local, totalmente dependente dos recursos estaduais e federais, é animadora, pois até 2008 o número de pessoas trabalhando poderá chegar a 250 quando a indústria estiver em pleno funcionamento, de acordo com o diretor administrativo do consórcio que gerencia a fábrica, Jamir Mazeto. Os funcionários serão selecionados a apartir de 1º de março e passarão por intenso treinamento. Alguns irão para São José dos Pinhais, no Paraná, onde está instalado o parque industrial da Marinepar Indústria de Madeiras, uma das empresas do consórcio cessionário.

Além dos empregos diretos, o empreendimento beneficiará de forma indireta cerca de 600 famílias extrativistas cadastradas em projetos de manejo florestal madeireiro. No ano passado, o governo do estado assinou os primeiros contratos de fornecimento de matéria-prima para a fábrica, através do Programa de Apoio às Populações Tradicionais e Pequenos Produtores Rurais, o Pró-Florestania, executado com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Com equipamentos de última geração, na maioria vindos da Itália, o Complexo Industrial Florestal de Xapuri possui uma linha de beneficiamento de madeiras destinada à produção de pisos maciços e deques para exportação. Sob orientação e supervisão do governo estadual, serão utilizadas madeiras nativas da região, obtidas através de manejo florestal sustentável, beneficiando 595 famílias assentadas. A produção será exportada para Estados Unidos, Europa e Canadá.

O consórcio de empresas que irão gerenciar a fábrica é formado pela: Marinepar Indústria e Comércio de Madeira Ltda., de São José dos Pinhais, Paraná, e as acreanas Indústria e Comércio de Madeira Nova Canaã Ltda., Indústria e Comércio de Madeira Garça Branca Ltda., Etenge Empresa de engenharia em Eletricidade e Comércio Ltda., Barriga Verde Importação e Exportação Ltda. e a empresa Albuquerque Engenharia Ltda.

Nenhum comentário: