segunda-feira, 5 de março de 2007

Amazônia: última fase é aqui

Xapuri deverá sair de sua morna rotina nesta semana com chegada da produção da minissérie Amazônia - de Galvez a Chico Mendes para as locações da 3ª fase que serão feitas por aqui. O Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião será o QG da equipe durante a gravação das cenas da fase final da obra da acreana Glória Perez que tratará da vida e dos últimos momentos do líder seringueiro.
O local escolhido para basear a equipe da Globo, adjacente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, lugar que ficou marcado por ser a principal frente de luta do sindicalista em favor dos povos da floresta e da própria floresta, não foi escolhido à toa. Junto com a sua casa (onde morreu), essa região da cidade - Sindicato, Salão Paroquial (onde foi velado) e a própria igreja, são, com certeza, os lugares que mais parecem com Chico e que mais o lembram.

Ali, em frente ao sindicato, onde havia uma jardineira com uma ou duas antigas castanholas, no meio da rua, era comum vê-lo jogando conversa fora com velhos companheiros de jornada ou pessoas que por ali passavam frequentemente. O lugar guarda um simbolismo imenso, principalmente depois da construção do Painel dos Povos da Floresta que, com toda certeza, trará inspiração aos artistas que estarão encenando os momentos cruciais da vida do herói xapuriense.

Chico Mendes será vivido pelo ator Cássio Gabus Mendes que aparece aqui com os filhos de Chico e Ilzamar, Elenira e Sandino (foto tirada pela antropóloga Mary Allegretti e publicada no blog da autora Glória Perez). Gabus, Vanessa Giácomo (Ilzamar) e os outros atores que vêm a Xapuri se hospedarão na Pousada Xapurys, do senhor João Garrinha, que também é Mendes, por coincidência. As gravações em Xapuri deverão ficar prontas até o dia 15 de março.

Nenhum comentário: