sábado, 17 de março de 2007

Pensando bem...

Culpar o ex-governador Jorge Viana pelo abandono em que se encontra Xapuri é ser simplista. O Estado fez investimentos inegáveis na sua alçada dentro do município. Restaurou praticamente todos os prédios públicos estaduais nos últimos dois anos, das escolas ao hospital, gerando empregos, firmou convênio para o calçamento do bairro Pantanal, única obra louvável dessa atual administração, do ponto de vista de benefício real à comunidade, que contou também com recursos de um projeto herdado da administração passada, junto ao Ministério da Integração Nacional.

Por outro lado, é verdade que o programa de melhoria de ramais do Governo do Estado fracassou, inclusive, hoje, está prejudicando o andamento do programa Luz para Todos, por causa da dificuldade de acesso às comunidades de áreas localizadas dentro da Resex-Chico Mendes. É consenso, também, que muito mais poderia ter sido feito por Xapuri no último biênio. Mas essa culpa não pode ser atribuída apenas a Jorge Viana, como tem ocorrido. O tal preconceito alegado pelo prefeito é fruto da sua decisão de se opor, em nome de valores mesquinhos, a uma política de boa vizinhança com o governo do Estado. Tempo e oportunidades para isso, ele certamente teve.

As fábricas de tacos e camisinhas já estão começando a gerar os primeiros empregos. Isso são investimentos que não podem ser negados. Se os empreendimentos vão dar certo no futuro, isso é outra história a ser contada, agora, se houve preconceito foi com o prefeito que sempre estufou o peito com arrogância em vez de estender a mão ao entendimento. Uma mútua relação em prol da cidade só poderia ser possível através do interesse igualmente recíproco das duas esferas administrativas. Isso, infelizmente não foi possível, mas quem sabe, Binho Marques não muda essa história e adota, como prometeu em campanha, o município como uma das prioridades do seu governo.

Para que isso ocorra, porém, é preciso que se baixe a guarda. Ao invés de dar asilo a refugiados do fracassado grupo do ex-candidato ao governo Márcio Bittar, derrotado por goleada nas últimas eleições, que vêm para Xapuri colocar lenha na fogueira e acirrar ainda mais os ânimos, o prefeito Wanderley Viana deveria se recolher a um comportamento mais brando e abrir as portas da sua prefeitura para o diálogo franco. O governo, por sua vez, deve entender, e com certeza isso o governador Binho Marques entende muito bem, que o povo, o maior prejudicado com a situação, não tem culpa das divergências político-partidárias que alimentam discórdias em Xapuri desde longa data.

Nenhum comentário: