terça-feira, 24 de abril de 2007

Câmara não discute problemas

A administração do prefeito Vanderlei Viana voltou a ser alvo de críticas na manhã desta terça-feira, 24, na sessão ordinária da Câmara Municipal. O vereador Pedro Aquino, aliado do prefeito, tornou a censurar as precárias condições em que se encontra a cidade, o atraso de salários de servidores provisórios e o impasse com os servidores efetivos que reivindicam reajuste sem sequer serem recebidos pelo prefeito para discutir a proposta de 12% feita pelo sindicato.

O posicionamento do vereador do DEM (ex-PFL) é um claro sinal de que a relação entre o prefeito e sua base de apoio não anda lá essas coisas. O vereador Ronaldo Ferraz, outro aliado de Viana, não fez declarações públicas, mas parece ter ficado bastante insatisfeito com a forma com que Vanderlei se dirigiu à comissão de servidores que foi até à prefeitura, na quinta-feira da semana passada, para discutir o impasse relativo ao reajuste dos salários, da qual ele também fazia parte. O prefeito teria, segundo o presidente do sindicato, dito que eles teriam mais era que trabalhar do que estar ali pedindo aumento.

No mais, a reunião semanal da ‘Casa do Povo’ serviu apenas para os rotineiros bate-bocas entre vereadores da oposição e da situação. Assuntos que estão sendo objeto de diversas denúncias e reclamações da população foram deixados de lado para dar lugar a discursos vazios e politiqueiros, sem ligação alguma com a função do vereador que é, em primeiro lugar, se preocupar com os problemas da sua cidade. Destaque para o vereador Clemilton Lima (PSDB), que em vez de procurar debater os muitos problemas que afligem à comunidade local, utilizou o seu tempo na tribuna para repercutir as críticas da imprensa nacional ao ex-governador Jorge Viana. Clemilton se referiu ao PT como um partido politicamente desmoralizado.

A bancada do PT reagiu apresentando no plenário uma foto de um radialista de Brasiléia, chamado ‘Barreirito’, a quem Clemilton Lima teria enganado durante a sua campanha para deputado estadual nas últimas eleições. De acordo com o vereador Cecílio Evangelista, o então pretenso deputado teria comprado um espaço para divulgar sua campanha em um programa apresentado pelo radialista e, depois, desaparecido sem pagar o que devia. Com a inexpressiva votação que obteve, talvez o vereador Clemilton tenha considerado que os serviços do tal radialista não tenham surtido o efeito desejado.

Intrigas e boatos à parte, o fato é que o Sindicato dos Servidores Municipais de Xapuri, cansado da brincadeira de manja com o prefeito Vanderlei Viana, está se reunindo a partir desta terça-feira para, quem sabe, radicalizar contra a prefeitura. O presidente do Semux, José Pereira Gomes, reclamou na última segunda-feira, da falta de posicionamento dos vereadores com relação ao impasse. Diante de um problema tão sério que está prejudicando centenas de trabalhadores, fica a sugestão aos representantes do povo xapuriense para que deixem de lado suas pendengas, por alguns instantes, pelo menos, e dêem atenção ao descaso e ao desrespeito que estão sendo dispensados aos servidores municipais.

Nenhum comentário: