quinta-feira, 26 de abril de 2007

Emenda “Pra lamentar”

Prefeitura de Xapuri foi contemplada com emenda do senador Geraldo Mesquita para compra de um trator para mecanizar terras da Gleba Sagarana, mas muda de idéia e pretende comprar uma máquina retroescavadeira. Produtores da região denunciam manobra e acusam equipe do prefeito de tentar lhes dar calote.

Auricélio Azevedo

Há alguns meses atrás, em visita às comunidades rurais de Xapuri, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB) visitou duas comunidades do nosso município, e constatou in loco as dificuldades enfrentadas por essas comunidades. Em uma delas, no Pólo da Estrada da Borracha, distante cerca de 8 quilômetros da cidade, os produtores reclamaram ao senador Geraldo Mesquita a falta de água no período do verão, onde as ‘minas d’água’ existentes praticamente desaparecem deixando-os até mesmo sem água para beber.

Em outra comunidade, o senador Mesquita ouviu de produtores de uma região conhecida por Gleba Sagarana, as dificuldades em produzir na área em questão. Na ocasião, estavam presentes representantes de 6 associações de produtores da área, a Associação da Estrada de Petrópolis, a anfitriã, juntamente com as convidadas Apcrax, Apicopib, Nova Aliança, Ribeiracre e Morro Branco. O senador mostrou-se sensibilizado com as dificuldades enfrentadas pelos produtores para produzir de forma ambientalmente correta e prometeu destinar recursos de uma emenda parlamentar com o fim de atacar os problemas apresentados pelos produtores da região.

Dias depois, o senador entrou em contato com o prefeito Vanderlei Viana e comunicou-lhe da reunião que manteve com os agricultores, afirmando que estaria destinando uma emenda para o município com a finalidade de adquirir um implemento agrícola (um trator) para ser utilizado pelas associações da Gleba Sagarana na mecanização das terras. Perguntado pelo senador se gostaria de acrescentar mais algum projeto, o prefeito manifestou interesse em adquirir um barco hospital, pedindo 100 mil reais para tal finalidade. O pacote ficou então fechado em 350 mil, sendo 100 para o tal barco hospital e 250 para a perfuração de poços semi-artesianos e a compra do tão sonhado trator para a mecanização.

Após alguns meses de expectativa, os produtores foram avisados, através de um ofício do próprio senador, de que a emenda parlamentar havia sido empenhada, informação que foi confirmada pelo então secretário de gabinete do prefeito, José Everaldo Pereira. Ocorre que, para surpresa geral dos produtores, o assessor do prefeito informou também, que o recurso inicialmente destinado à compra do trator e à perfuração dos poços, não seria mais usado para esse fim, e sim para a aquisição de uma máquina retroescavadeira. Foi então que o sonho dos produtores da Gleba Sagarana, de adquirir o trator e de perfurar os poços se transformou em pesadelo.

Os produtores se reuniram com vereadores e tentaram fazê-los convencer o prefeito a mudar de idéia, mas isso de nada adiantou. Entraram em contato com o senador Geraldo Mesquita que, retornando a Xapuri, conversou com o prefeito Vanderlei Viana e pediu que a sua palavra (a do senador) fosse mantida. De nada adiantaram os esforços, pois o prefeito e sua equipe continuaram com a lamentável idéia de prejudicar os agricultores. Os recursos estão disponíveis na Caixa Econômica Federal, aguardando a apresentação do projeto pela prefeitura.

Diante da teimosia e má intenção da equipe da prefeitura, que alega ter autorização da Associação dos Municípios do Acre para fazer a transformação do projeto, o senador Geraldo Mesquita resolveu não intervir mais na questão, mas garantiu que não destinaria mais emendas para o município de Xapuri, porque esse não estaria honrando os acordos firmados. O secretário de meio ambiente, Carlos Luís, deixou escapar, em certa oportunidade, que o senador destinou muito dinheiro para o município de Xapuri. Além dos projetos acima citados, o município disporia, também, de recursos para a compra de 3 caminhões e para a construção de uma fábrica de vassouras a partir da reciclagem de garrafas do tipo PET.

Será que essa mina vai secar, como está seca a dos produtores do pólo da Estrada da Borracha, que se depender do prefeito vai continuar seca?

Esperem aí. Não era pra ver Xapuri renascer?

Auricélio Azevedo é presidente da Associação de Produtores Ribeiracre.

Nenhum comentário: