segunda-feira, 30 de abril de 2007

Papo de índio

O antropólogo Marcelo Piedrafita nos encaminhou a seguinte mensagem:

"Prezado Raimari,

Queria inicialmente parabenizar você pelo Xapuri Agora, blog no qual, de forma elegante e densa, você tem discutido temas de grande importância para Xapuri e o Acre.

Tendo em conta o destaque que você tem procurado dar artigos que possam servir à qualificação do debate sobre a proposta de prospecção e exploração de petróleo no estado, gostaria de enviar o Papo de Índio que publicamos neste domingo no Página 20, escrito em parceria com outros dois antropólogos, o acreano Mauro Almeida e Edilene Coffacci de Lima.

No mais, parabéns, novamente, pelo blog, do qual sou um leitor cotidiano".

Abraço, Marcelo.

Petróleo, gás, estradas e populações tradicionais no Alto Juruá

Edilene Coffaci de Lima; Mauro Barbosa de Almeida & Marcelo Piedrafita Iglesias

O mês de fevereiro chegou com a notícia de que o senador Tião Viana conseguiu assegurar recursos no Orçamento Geral da União para incluir o Estado do Acre na agenda das prospecções a serem licitadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De lá para cá muita tinta correu sobre o assunto e alguém já escreveu, com certa ironia, que, antes mesmo da prospecção ser iniciada, a existência de petróleo e gás no Acre é tida como favas contadas. Parecem ser favas contadas também tudo o que se alardeia sobre a riqueza e os benefícios que advirão. Com a exploração do petróleo, o Acre supostamente poderia reviver o período de opulência econômica do início da exploração da borracha na virada do século XX. Não custa recordar que dentre os resultados dessa opulência, cantada em verso, prosa e, mais recentemente, romanceada na minissérie "Amazônia", inúmeras populações indígenas desapareceram e os seringueiros e índios foram submetidos a condições de vida que não deixavam nada a dever à escravidão, recém abolida oficialmente no Brasil quando o boom da borracha começava.

De fato, alardeia-se ainda que "o Acre poderá ter no futuro uma nova grande fonte geradora de recursos, para investir na melhoria da qualidade de vida de sua população". Mas a simples exploração de petróleo e gás trará automaticamente essa melhoria? Como serão repartidos os prejuízos e benefícios advindos da exploração, e para quem irão os maiores lucros? Que entidades regulatórias tratarão desse tema? Qual será o papel das populações indígenas e das comunidades rurais nessas entidades? Essas perguntas são sonegadas nas matérias na imprensa e nos argumentos daqueles favoráveis à iniciativa.

Apesar da avaliação do que venha a ser riqueza, pujança, bem-estar e fartura depender muito da perspectiva daquele que fala, também tomaremos como hipótese inicial de que a exploração de petróleo e gás no Acre, particularmente no Alto Juruá, são favas contadas, para podermos refletir sobre algumas de suas possíveis implicações futuras.

LEGENDAS das ilustrações

1) Traçado em discussão para a estrada Cruzeiro do Sul-Pucallpa (Mapa: David Salisbury, 2004)

2) Projetos viários e energéticos previstos no IIRSA para a região Ucayali-Acre. (Fonte: IIRSA).

Leia o artigo completo no jornal Página 20

Nenhum comentário: