quarta-feira, 4 de abril de 2007

Pesadelo real

*Edmilson Figueiredo (Mapinguari)

Era uma vez eu mesmo; à tardezinha me pus a pensar...

Meu corpo dormia bem longe da vida,
no túmulo de dado cemitério estava a matéria perdida.

Saí pelo mundo, minhalma vagava, sem saber para onde ir,
fiquei só no mundo que fico a pensar:

- Uma fábrica apita em Ipatinga-Minas Gerais,
milhares de operários correm! Me vem a tosse irritando a garganta...

(Uso um lenço vermelho e branco)
tiro o catarro do nariz e fujo para Xapuri-Acre;
os pássaros cantam, milhares de operários correm...

A paisagem é linda, é lindo o sol, é lindo o luar,
só não é belo o mundo nesta sepultura quer estou a sonhar...

Era uma vez todos nós... o tempo sendo toda hora.
apitos de alerta a todo instante, correndo por toda a vida, mesmo sem vida tendo que caminhar, a fartar quem nos oprime e do nosso suor a gozar.

(Confesso que nunca sonhei, mas carrego o lenço do sangue e da paz até o despertar).

*Xapuriense radicado em Brasília.

Nenhum comentário: