quinta-feira, 12 de abril de 2007

Senador Tião Viana

No final da visita ao seringal Cachoeira, na tarde desta quinta-feira, o senador Tião Viana falou sobre as recentes polêmicas que têm sido criadas em torno do projeto de prospecção de petróleo e gás no Acre e sobre as críticas da imprensa contra a política florestal do ex-governador Jorge Viana. Quanto ao primeiro assunto, o senador declarou que o estudo sobre a existência de petróleo e gás no Estado não se contrapõe ao projeto de desenvolvimento sustentável.

“Nós estaríamos economizando 400 mil toneladas de emissão de gás carbônico por ano na Amazônia, só se substituíssemos o diesel pelo gás nas usinas térmicas e isso que o gás é 40% mais limpo, não emite enxofre, não polui o meio ambiente e gera divisas. O Protocolo de Kioto se propôs a reduzir até 2012, a emissão de gases pelos países em 5,2%. Nós estamos propondo em apenas uma substituição energética, uma redução de 40%. Então o caminho certo sustentável é esse”, disse o senador.

Sobre as críticas, principalmente da revista Veja contra a política de controle dos desmatamentos no governo passado, o senador afirmou: “Estou muito certo que o caminho trilhado até agora por aqueles que estão envolvidos no projeto político que transformou o Estado, tem o apoio do Brasil, tem o apoio do Acre, e não importa que uma meia dúzia fique com raiva, porque nós vamos continuar coerentes e com a força moral de dizer: preservar e desenvolver a vida”.

Nenhum comentário: