quinta-feira, 10 de maio de 2007

Associação Comercial no debate do desenvolvimento local

Parcerias com o Sebrae e Secretaria Estadual de Turismo resultam em apoio ao empreendedorismo e incentivo à atividade turística no município.

Fundada em 1913, a Associação Comercial de Xapuri é, segundo seu atual presidente, João Honorato Cardoso, a segunda mais antiga do Acre. É verdade que na maior parte desses quase cem anos de existência, a organização não existiu na prática, enfraquecida pela falência da atividade gomífera, sendo retomada há pouco menos de dez anos a partir da gestão de empresários novos como Antônio Pedro Mendonça e o próprio João Cardoso.

Testemunha da decadência econômica do município, a organização dos comerciantes de Xapuri luta contra enormes dificuldades que afetam a economia local e impulsionam as pessoas para atividade informal, bastante significativa no contexto atual. Nos últimos anos, sob a gestão do empresário João Cardoso, a associação comercial encontrou no governo do Estado e no Sebrae, os parceiros ideais para mudar a antiga realidade e passou a figurar como personagem importante, no âmbito local, dentro das discussões de importantes ações do governo para o município.

Com o governo do Estado, a associação conseguiu recursos para concluir a construção da sede da instituição, com a construção, inclusive, de um auditório com ar condicionado, com capacidade para receber cerca de 50 pessoas. O lugar é hoje um dos principais locais de reuniões, palestras e seminários realizados na cidade. A associação cobra dos realizadores de eventos desse tipo uma taxa para manutenção do espaço.

Desde 2005, a instituição mantém uma parceria com o Sebrae-Acre, através da qual foi implantado no município de Xapuri o Espaço Sebrae de Atendimento ao Empreendedor. A partir de então, o município passou a contar com uma infinidade de ações do Sebrae direcionadas a qualificação do empresariado local.

Foram centenas de cursos, seminários e consultorias realizados em pouco mais de um ano de atividade do Espaço Sebrae. No mês de abril passado, a parceria trouxe para Xapuri o requisitado Empretec, um programa internacional que reúne a ONU, a Agência Brasileira de Cooperação, Órgão do Ministério das Relações Exteriores, e o SEBRAE, como responsável pela sua execução no Brasil.

Outra parceria que começa a ser efetivada é com a Secretaria de Estado de Turismo, cujo secretário Cassiano Marques já possui uma relação bastante próxima com a associação. Ele era o superintendente regional do Sebrae na época da implantação do Espaço de Atendimento ao Empreendedor em Xapuri. Agora, a Associação Comercial poderá vir a ser responsável pelo gerenciamento das políticas de turismo no município. Para o presidente João Cardoso, esse é mais um desafio colocado à frente do empresariado local que, segundo ele, deve assumir a sua parcela de compromisso com a efetivação dessa política que vai trazer uma resposta positiva para a economia local.

Na semana passada, empresários, autoridades do Estado e do município, lideranças comunitárias e envolvidos com a questão do turismo reuniram-se no auditório da Associação Comercial para debater ações em favor do turismo na região. Na ocasião, o secretário Cassiano Marques apresentou o Plano Estadual de Turismo, que para Xapuri prevê um conjunto de ações e políticas que vão desde o fortalecimento da comunidade empresarial do município, disponibilizando assessoria técnica a micro e pequenas empresas formais e informais a implementação de atrativos turísticos estratégicos.

Durante o encontro os participantes assumiram o compromisso de adotar atitudes práticas para o fortalecimento da atividade, entre elas – e em caráter o mais breve possível – reativar o centro de atendimento ao turista e criar, no âmbito da Associação Comercial, um comitê para gerenciamento das políticas de turismo. Em breve estará sendo inaugurada a Pousada Ecológica do Seringal Cachoeira com atividades turísticas e estrutura para recepção de turistas em pleno funcionamento. Para Cassiano Marques “o turismo é a bola da vez enquanto atividade econômica”.

O Governo do Acre vê na atividade turística uma grande possibilidade de geração de riqueza e trabalho com valorização cultural. Até 2010, apenas em programas de fortalecimento, serão investidos R$ 46 milhões. Parte desses recursos já estão garantidos.

Nenhum comentário: