quarta-feira, 16 de maio de 2007

Câmara convidará gerência do Luz para Todos para explicar as metas do programa em Xapuri

O requerimento convidando o gerente estadual do Programa Luz Para Todos, Tácio de Brito, a participar da sessão que será realizada no próximo dia 29 foi apresentado pelo vereador José Cecílio Evangelista (PT) e aprovado na sessão desta terça-feira (15), da Câmara Municipal de Xapuri.

De acordo com o vereador José Cecílio, a vinda do gerente Tácio de Brito a Xapuri, se dará, principalmente, para explicar às pessoas a respeito das metas do programa Luz Para Todos.

“Tem muita gente reclamando que o programa irá beneficiar somente àquelas famílias que residem na margem dos ramais, por isso, a vinda do gerente será de suma importância para que as pessoas se conscientizem que todos irão receber a eletrificação rural”, disse o vereador.

A mesa diretora da Casa encaminhará o convite a Tácio de Brito ainda esta semana.

Luz Para Todos em Xapuri

Nesse início de 2007, a coordenação do programa de eletrificação Luz para Todos definiu onze prioridades para o atendimento de comunidades rurais que não contam ainda com a oferta de energia elétrica no município de Xapuri. Uma das áreas mais prioritárias é a região do entorno da Reserva Extrativista Chico Mendes.

De acordo com a coordenação do programa, 100% dos ramais daquela área receberão a eletrificação. Nas comunidades de difícil acesso, onde a implantação do sistema de eletrificação convencional é inviável, começarão a ser instalados a partir da semana que vem os equipamentos do sistema de placas solares. A meta é que em aproximadamente três meses, pelo menos 85% das comunidades daquela área já tenham recebido energia.

Luz para Todos no Brasil

No Brasil, 12 milhões de pessoas não têm acesso à energia elétrica, das quais 10 milhões vivem no meio rural. Para acelerar o processo de inclusão social deste contingente de brasileiros, o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), está desenvolvendo, desde 2004, o programa Luz para Todos.

O Programa, direcionado para o meio rural, tem como meta levar energia elétrica a essas pessoas até 2008, antecipando em sete anos o cronograma de universalização do atendimento que, antes do Luz para Todos, estava previsto para ser concluído em 2015.

Para atingir esse objetivo, o Ministério das Minas e Energia - MME, que coordena o programa em âmbito nacional, com apoio da empresa Furnas Centrais Elétricas S.A coordenadora regional do programa - que desenvolve um trabalho integrado com os governos dos estados, as concessionárias de energia elétrica, cooperativas de eletrificação rural e demais ministérios.
A ligação da energia elétrica é gratuita para todos os consumidores.

Nenhum comentário: