sábado, 5 de maio de 2007

Conhecendo o Mapati


O governador Binho Marques, nesse final de semana, esteve na colocação Vai-quem-querzinho no Seringal Floresta, dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Binho chegou a Xapuri na tarde de sexta-feira e dirigiu-se à localidade onde um professor de nome Ronaldo desenvolve um projeto de recuperação de áreas degradadas pelo plantio de roçados.

Ronaldo, de acordo com informações prestadas pelo vice-presidente da Fetacre, Raimundo Mendes de Barros, o Raimundão, recupera áreas conhecidas como capoeiras com espécies madeireiras e frutíferas.

Em pouco mais de 5 hectares de terra, pode-se encontrar diversas espécies de madeiras nobres como, por exemplo: mogno, cerejeira e cedro, e uma grande quantidade de frutíferas como: cupuaçu, abacate, lima, carambola e mapati, todas introduzidas após essas áreas serem abandonadas pelo cultivo dos roçados.

A árvore das fotos é o Mapati (Pourouma cecropiifolia), conhecida também como Embaúba de vinho, cujos frutos maduros são freqüentados pela fauna, e muitas sementes caem após o fruto comido. O fruto maduro é preto, a casca externa tomentosa, pouca polpa esbranquiçada entre a casca e a semente, porém doce e com um cheiro que lembra vagamente uva.

O governador e a equipe que o acompanhava dormiram na colocação, onde permaneceram durante o sábado conhecendo o projeto do professor, que segundo as informações de Raimundão, é um antigo companheiro de jornadas passadas do professor Binho Marques.

Fotos e informações sobre o Mapati extraídas do site Árvores do Brasil.

Nenhum comentário: