quarta-feira, 2 de maio de 2007

Convênio Federal

Xapuri recebe recursos para construção da fábrica de sabonetes, abertura de açudes e compra de um veículo traçado para escoamento da produção agrícola. Comunidades e associações da região da Estrada de Petrópolis devem ficar atentas à execução dos projetos.

A Prefeitura de Xapuri recebeu, no último dia 23 de março, repasse no valor de R$ 134.381,00 (cento e trinta e quatro mil, trezentos e oitenta e um reais) referentes a convênio firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o município para a construção das novas instalações da Saboaria Xapuri, que funciona em um local improvisado pelo Grupo de Mulheres da Associação de Moradores do Bairro Sibéria, além da compra de um veículo traçado para ser utilizado no escoamento da produção agrícola da região da Estrada de Petrópolis. O convênio prevê ainda a abertura de açudes naquela região.

As informações sobre os valores, objeto e vigência do convênio estão disponíveis no site do Portal da Transparência da Controladoria Geral da União. Lá, pode-se encontrar o detalhamento de convênios firmados entre o município de Xapuri e o Governo Federal desde 1996. Assim, o cidadão pode acompanhar o montante de repasses que são feitos para a sua cidade e verificar se esses recursos estão tendo a destinação correta ou se estão sendo desviados para outros fins, diferentes daqueles que constam no objeto dos convênios. A população tem que ficar bastante atenta a isso.

Vale lembrar que os produtores da Gleba Sagarana estão denunciando a prefeitura de Xapuri de tentar transformar o objeto de uma emenda parlamentar, do senador Geraldo Mesquita Júnior, no valor de R$ 250 mil, que é a compra de um trator agrícola e abertura de poços artesianos nas propriedades rurais. De acordo com os dirigentes das associações de produtores da área, o prefeito Vanderlei Viana pretende comprar uma máquina retroescavadeira no lugar do trator e dos poços. A prefeitura, através do ex-secretário de meio ambiente, Carlos Luís, alegou aos produtores que teria autorização da AMAC (Associação dos Municípios Acreanos) para proceder tal mudança.

O senador Geraldo Mesquita, através de seu escritório em Xapuri, informou que após intervir junto ao prefeito para fazer valer a palavra dada por ele (senador) aos produtores, lavou as mãos. O senador, muito aborrecido com o fato, garantiu não mais destinar emendas para o município durante essa gestão. O representante do senador em Xapuri, Antônio Maria Alves, informou, também, que a prefeitura já teria apresentado à Caixa Econômica Federal, gestora do projeto, a proposta de compra da máquina retroescavadeira.

Nenhum comentário: