sexta-feira, 11 de maio de 2007

Governo e prefeitura Xapuri farão parceria para recuperar ruas da cidade

Uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Xapuri poderá colocar fim à situação de precariedade das duas principais ruas da área central da cidade. A informação foi dada ontem pelo prefeito Vanderley Viana (PMDB), em entrevista ao repórter Jorge Braun, no programa Gente em Debate da Rádio Difusora Acreana. Viana já havia visitado outros veículos de comunicação da capital, na manhã do mesmo dia.

As ruas que serão beneficiadas, 17 de novembro e 6 de Agosto, abrangem praticamente todo o centro comercial de Xapuri, cujas lojas tiveram suas fachadas totalmente restauradas, sendo preservada a arquitetura original e tombadas como patrimônio histórico e cultural pelo governo do Acre, na administração do ex-governador Jorge Viana.

Ao jornal Página 20, Vanderley afirmou que o governo deverá recuperar também a rua Cel. Brandão e pavimentar de tijolos algumas áreas periféricas da cidade. “Temos problemas sérios quanto à conservação das vias públicas, mas temos uma cerâmica produzindo tijolos e meio fio, e com o apoio do governo iremos conseguir pavimentar muitas ruas”, disse ele.

O prefeito falou também sobre investimentos que serão feitos no bairro da Sibéria, que é separado fisicamente da cidade pelo Rio Acre. A prefeitura recebeu repasse de convênio do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a construção de um prédio novo para abrigar a fábrica de sabonetes mantida pelo grupo de mulheres daquela comunidade. O mesmo convênio prevê a compra de um veículo traçado para atender os produtores da Estrada de Petrópolis e a abertura de alguns açudes na região.

Vanderley Viana falou ainda da fábrica de vassouras que serão produzidas a partir de garrafas plásticas de refrigerantes, que deverá ser inaugurada no próximo mês. De acordo com Viana, o empreendimento, que conta com o apoio do gabinete do senador Geraldo Mesquita, irá gerar 15 empregos diretos e contribuir para dar destinação a um elemento que contribui para a poluição do meio ambiente.

Outro convênio que poderá ser confirmado nas próximas semanas, entre governo e município de Xapuri, é referente à recuperação de ramais. O governo estará disponibilizando, inclusive, o maquinário para que os municípios realizem a melhoria e abertura de estradas vicinais. Até o ano passado, houve falta de entendimento entre Estado e município de Xapuri com relação à execução do programa de melhoria de ramais.

A prefeitura terá novidades a apresentar também quanto às obras de esgotamento sanitário, para as quais o Ministério da Saúde fez liberação de R$ 200 mil nesse início de maio, de um convênio no valor total de R$ 500 mil.

Parece que depois de dois anos e quatro meses de uma administração em que faltou ação e sobrou confusão, com o anunciado apoio do governo em obras de estruturação da cidade, que, diga-se de passagem, está um buraco só, finalmente algo de bom poderá acontecer.

Já não era sem tempo. Em Xapuri há muito o que se fazer.

Nenhum comentário: