terça-feira, 15 de maio de 2007

Metamorfose

O silêncio do prefeito Vanderley Viana em torno dos eventos misteriosos que o levaram a demitir o seu principal assessor, o professor José Everaldo Pereira, que além de homem forte da administração e braço direito do prefeito, era secretário municipal de educação, está sendo compensado com um comportamento mais equilibrado, aparentemente mais saudável e mais condizente com a posição de administrador público, embora para muitos, esse estilo de Viana não passe de uma espécie de factóide.

O prefeito estaria cheio de boas intenções, ou poderia estar se passando por bonzinho para recuperar o apoio da multidão de seguidores que o abandonaram ao perceber que o prefeito que elegeram em nada havia mudado em relação àquele que foi prefeito há mais de 16 anos atrás? Também poderia estar tentando desfazer a imagem construída, no decorrer da sua história de vida, de pessoa truculenta e “barraqueira”.

Outra possibilidade considerada é a proximidade das eleições. O mandato de Vanderley Viana está se esvaindo rapidamente sem nada fazer acontecer de positivo. Ao contrário do que se apregoou e prometeu, o município está bem pior que antes. Povo desiludido, funcionários com salários defasados, sem sequer receber os reajustes regulamentares, suspeitas de corrupção ou coisa pior. Para quem pensa em se reeleger, é agora ou nunca. Algo tem que acontecer, nem que seja a mudança de lobo para cordeiro em um simples estalar de dedos.

O truque pode ser antigo, mas já começa a fazer os seus efeitos. Na semana passada, nos veículos de comunicação da capital, Vanderley estava irreconhecível: não se ouviam mais os berros, as veias do pescoço inchando perigosamente, nem as acusações e ofensas proferidas quase que indecifravelmente contra seus adversários do PT e do governo do Estado. Agora, o tom do discurso é de conciliação. Entusiasmado, anunciou aos quatro cantos a parceria com o governo do Estado que poderá, pela primeira vez em seu governo, provocar alguma mudança visível na paisagem da cidade: as ruas 17 de novembro, 6 de agosto e, quem sabe, Cel.Brandão, a principal e mais precária rua do centro da cidade, serão recuperadas.

Em alguns casos, o surto de boa vontade e delicadeza do prefeito não é capaz de apagar velhas mágoas e suspeitas do passado. Na semana passada, durante tentativa de visitar a Fundação Chico Mendes, junto com a vice-prefeita de Sena Madureira, Wânia Pinheiro, provou do próprio veneno e foi impedido de adentrar ao local pela cunhada de Chico Mendes, Deusamar, esposa de Zuza Mendes, irmão do líder sindical assassinado. Demitida da fundação, a funcionária reconheceu o erro que cometeu, mas diz não se arrepender.

“Esse homem foi um dos grandes perseguidores do meu cunhado e hoje quer passar a imagem de que era amigo de Chico”, disse ela, segurando uma carta deixada por Chico Mendes, na qual o sindicalista aponta a figura do então prefeito Vanderley Viana, em seu primeiro mandato, como um de seus grandes inimigos.

Coincidência ou não, o abrandamento das atitudes do prefeito começam a gerar alguns resultados que já eram sabidos por quase todo mundo. A presença do governo do Estado seria hoje muito maior no município se Viana assim tivesse agido desde o início de seu mandato. Além da parceria anunciada com o governo, começa a ser delineada também uma parceria com o Sebrae, que deveria estar acontecendo desde o ano de 2005. Em virtude dos bate-bocas e confusões constantes, a parceria que implantou aqui o Espaço Sebrae de Atendimento ao Empreendedor foi firmada com a Associação Comercial de Xapuri, que cedeu uma sala para as instalações do Sebrae no município. Na manhã desta segunda-feira (14), o superintendente do Sebrae-Acre, Orlando Sabino esteve em Xapuri e reuniu-se com o prefeito. A parceria continuará com a Associação Comercial, mas, agora, finalmente, a prefeitura passa a participar como está previsto na política de descentralização e interiorização das ações do Sebrae.

A aproximação, mesmo que tímida e cuidadosa, mostra que o governo de Binho Marques está voltado realmente para a comunidade, independentemente das divergências políticas. Apesar de os investimentos relacionados às fábricas de pisos e preservativos serem intensamente benéficos e auspiciosos para a vida econômica do município, a população sente a necessidade de participação, também, na área de estruturação da cidade, que pelo visto, a depender apenas das iniciativas da prefeitura, que se limita a consertar uma calçada aqui e a calçar de tijolos outra rua acolá, não saíra do campo dos sonhos a serem realizados.

Xapuri anseia por investimentos de grande porte, como a construção da ponte da Sibéria, o asfaltamento da estrada da Variante e a construção do Canal do Ginásio Coberto. Obras que vão melhorar a economia local e a qualidade de vida da população. E isso tudo só será possível, quando o município possuir um outro nível de enfrentamento político, mais sério e comprometido com os interesses da população que não está interessada nas pendengas geradas pela arena política em que se transformou Xapuri nos últimos anos. O que o povo espera é que o debate, mesmo que acirrado, possua como pano de fundo propostas para a melhoria das condições de vida no município.

A metamorfose comportamental do prefeito, se não convence a ninguém, também não pode ser motivo de desagrado, uma vez que isso pode trazer benefícios para a cidade. Deve ser entendida como a sua maneira de contribuir para que o município saia da contramão do desenvolvimento do Acre. Os últimos fatos mostram que sem a presença de determinadas peças promovidas a altos cargos da administração municipal a contragosto da população, o clima melhorou muito na cidade. Há certo grau, ainda mínimo, de confiança nas boas intenções do prefeito em estar aberto ao diálogo com o governo do Estado para que se possa, ainda, aproveitar alguma coisa do seu, até agora, conturbado e ineficiente mandato.

Que venham as parcerias e que Xapuri melhore bastante. Mas que aquelas dúvidas plantadas na cabeça das pessoas, os boatos sobre festas de aniversários pomposos que tomam formas reais pelos corredores e já ganharam até a imprensa, sejam devidamente esclarecidos. A pior das hipóteses para a radical mudança de postura de Vanderley Viana, seria a tentativa de esconder possíveis falcatruas de seus partidários e assessores na prefeitura, que pudessem vir à tona mais tarde. Isso, no entanto, só o tempo dirá.

Nenhum comentário: