quinta-feira, 10 de maio de 2007

Persona non grata

Francisco Damião Bispo, presidente do Diretório Municipal do PMDB em Xapuri:

“Vanderlei Viana não é candidato à reeleição pelo meu partido”.

"Para ser candidato, ele terá que disputar no voto com pelo menos mais três pré-candidatos, inclusive, eu".

O Presidente do Diretório Municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB de Xapuri, Francisco Damião Bispo, voltou à carga contra Vanderlei Viana e afirmou que o prefeito não é candidato à reeleição pelo partido. Damião Bispo já havia afirmado em entrevista concedida ao programa radiofônico “Nossa Amazônia”, da Rádio Educadora 6 de Agosto, que no seu partido Vanderlei é “persona non grata”.

Para o presidente do partido, o comportamento e a postura político-administrativa tomada pelo prefeito na condução da administração municipal não se enquadram no perfil de transparência que o PMDB deve imprimir, segundo ele, nesta nova fase de participação na vida política acreana, além, ainda, de Viana ter traído as principais lideranças peemedebistas nas últimas eleições.

Um dos mais antigos militantes do partido em Xapuri, Francisco Damião Bispo foi eleito presidente do diretório municipal nas últimas eleições nacionais do PMDB com os votos de 71 dos 87 membros aptos a votar. Damião Bispo é também o 1º suplente de vereador pela coligação que levou Wanderley Viana de volta à prefeitura de Xapuri depois de 16 anos.

De aliado político do prefeito, tendo assumido, inclusive a pasta municipal da infra-estrutura, Damião passou a condição de adversário de Wanderley Viana, depois que os dois se envolveram em uma luta corporal, quando trocaram socos e pontapés em pleno pátio da prefeitura municipal, briga que, segundo ele (Damião), foi motivada por divergências relacionadas às ações da prefeitura.

A má relação entre o prefeito peemedebista e o seu partido se agravou, de acordo com Damião Bispo, quando nas últimas eleições, o prefeito de Xapuri virou às costas para algumas lideranças como o atual Deputado Federal e Presidente Regional do PMDB, Flaviano Melo, e o Deputado Estadual Chagas Romão, que era candidato à reeleição, quando estes vieram a Xapuri para pedir o apoio de Wanderley às suas candidaturas.

O prefeito disse não aos candidatos do seu partido – antigos aliados a quem já havia recorrido por inúmeras oportunidades, e que, por ironia do destino, sairiam vencedores do pleito - e apostou todas as fichas nas candidaturas do casal Narciso e Célia Mendes, ambos derrotados para deputados federal e estadual, respectivamente.

Na noite desta terça-feira (8), em conversa informal, o dirigente municipal do partido afirmou que Vanderlei Viana não é candidato do PMDB nas próximas eleições e que caso pretenda confirmar a sua candidatura vai ter que enfrentar pelo menos três pré-candidatos na convenção municipal, entre eles, o próprio Damião. Os outros dois nomes seriam os do atual vice-prefeito, João Dias, e do encarregado da Empresa Real Norte em Xapuri, Francisco Furtuoso.

Francisco Damião afirmou ainda que o PMDB não tem participação nenhuma na administração de Vanderlei. “O partido foi abandonado por ele”, disse. Ele afirma ainda que o prefeito usou o partido apenas para se eleger, tendo em seguida traído as principais lideranças e apoiadores. “Vanderlei não cumpriu com nenhum acordo político firmado em campanha. Eu mesmo, só assumi a Secretaria de Infra-Estrutura por causa do vice-prefeito João Dias, enquanto esteve lá”, afirmou Damião classificando de audácia, a atitude de Vanderlei em se sentir candidato do partido à reeleição.

Dias atrás, o deputado Chagas Romão declarou que não irá interferir nessa discussão nem a favor, nem contra Vanderlei. A decisão ficará, segundo ele, por conta do diretório municipal. Viana não deverá contar, também, com o apoio do deputado federal Flaviano Melo, a quem bateu com a porta na cara nas últimas eleições.

Nenhum comentário: