quinta-feira, 31 de maio de 2007

Pousada do Cachoeira

O Secretário Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques, anunciou nesta semena que a Pousada Ecológica construída pelo governo do Estado no seringal Cachoeira, no município de Xapuri, deverá ser inaugurada no início do mês de julho. O anúncio foi feito durante a visita à pousada de diretores do Banco Mundial que vieram ao Acre conhecer o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do governo.

De acordo com Cassiano Marques, a pousada será administrada por uma parceria formada pelo governo, iniciativa privada e comunidade local. O seringal Cachoeira tem atraído nos últimos 20 anos uma grande quantidade de turistas e cientistas, atraídos pela história do líder sindical Chico Mendes, que ali nasceu, e pela beleza e riquezas oferecidas pela floresta. Lá, encontra-se uma das experiências pioneiras do manejo florestal comunitário no município de Xapuri.

Localizada nas proximidades da colocação Fazendinha, sede do seringal Cachoeira, a pousada é uma aposta do governo no desenvolvimento do potencial turístico da região de Xapuri. São diversos chalés simples, mas aparentemente aconchegantes, espalhados na mata virgem, numa das mais bonitas áreas de floresta da região. A empresa responsável pelas obras deverá concluir os trabalhos em meados do mês de junho.

A Secretaria de Turismo está trabalhando em parceria com a Associação Comercial de Xapuri na preparação e fortalecimento do empresariado local para as oportunidades que o crescimento da atividade turística deverá trazer ao município. A associação foi a responsável pela criação do Conselho Gestor de Políticas de Turismo no município. O Governo do Acre vê na atividade turística uma grande possibilidade de geração de riqueza e trabalho com valorização cultural. Até 2010, apenas em programas de fortalecimento, são previstos R$ 46 milhões em investimentos no setor.

Nenhum comentário: