domingo, 13 de maio de 2007

Uma campanha de preservação da vida

Projeto que nasceu na escola Heloísa Mourão Marques ganha as ruas pela conscientização ambiental

Um dos responsáveis pela poluição do meio ambiente, o óleo de cozinha pode contaminar a água dos rios e dos lençóis freáticos. Apenas um litro do produto é capaz de contaminar um milhão de litros de água.

Um projeto de autoria do jornalista e professor formado em Biologia, Jorge Braun, procura dar uma destinação segura e ao mesmo tempo útil a esse elemento tão utilizado no nosso dia-a-dia e que após o seu uso é jogado no ralo das pias ou diretamente no solo.

Da escola, a campanha ganhou as ruas de Rio Branco, onde as donas de casa são orientadas pelos alunos a como proceder para armazenar o óleo para que o mesmo seja recolhido pelo projeto.

A iniciativa, porém, não ficou restrita à capital. Jorge Braun faz visitas ao interior do estado divulgando a campanha. Em Xapuri, por exemplo, fez contato com a Saboaria Xapuri, uma fábrica artesanal de sabonetes naturais, para que esta substitua a gordura animal utilizada na produção pelo óleo de cozinha usado.

A campanha O Meio Ambiente Agradece, que já ganhou direito a um programa semanal na Rádio Difusora Acreana, apresentado pelo próprio Braun (o programa vai ao ar todas as sextas-feiras às 13:30 horas), foi destaque também na edição deste domingo do jornal Página 20.

Clique aqui e leia a matéria completa, assinada por Andréa Zílio e Marcos Vicentti.

Nenhum comentário: