quarta-feira, 13 de junho de 2007

Lula diz que noticiar violência prejudica turismo no país

Lula e a ministra Marta Suplicy lançam Plano Nacional de Turismo 2007-2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira a imprensa brasileira por, segundo ele, divulgar notícias que relacionam áreas turísticas do país a casos de violência. De acordo com Lula, isso prejudica o desenvolvimento do turismo no país.

A reclamação do presidente foi tornada pública pela agência Brasil, órgão de divulgação oficial do governo federal."

O que a gente vê de bonito na imprensa brasileira? Não tem. Se fala do Ceará, é morte, se fala da Bahia, é morte, ou seja, ele [cidadão] fala: 'Eu não vou sair daqui, não, eu vou ficar dentro de casa'. E ainda olha para ver se não tem uma fresta para não ter uma bala perdida", disse Lula, conforme relato da Agência Brasil.

"Essa é uma parte da história do país, mas há uma outra parte que nos motiva a viajar. Nós não temos essa provocação", disse o presidente em seu discurso durante a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, em Brasília, da qual participou também a ministra Marta Suplicy (Turismo).

Lula também afirmou que os governadores devem fazer propaganda dos pontos turísticos de seus Estados. Ele criticou os opositores que consideram esse tipo de atividade um mau uso do dinheiro público.

"Meu caro Binho [governador do Acre, Binho Marques, presente hoje à cerimônia], se você quiser que o Acre seja conhecido, você tem que colocar propaganda do Acre em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais. Não basta falar bem do Acre dentro do Acre. Os acreanos já sabem", disse Lula.

"Agora, se fizer isso, vão dizer que está gastando dinheiro. Já vem o Ministério Público abrir um processo, já vem um deputado da oposição criticar, já vai fazer um monte de coisa. Neste país, ainda há um tipo de gente que precisa ter muita desgraça para ele existir."

Lula afirmou ainda que o país necessita investir em bons hotéis e restaurantes para atrair os turistas. "Não tem turismo em favela, em palafita. Turista não gosta disso. Turista gosta de monumentos históricos, de museus, de restaurantes bons. Todas essas coisas nós precisamos criar", declarou.

Nenhum comentário: