quarta-feira, 20 de junho de 2007

Sibá diz que novo relator sai do PMDB e define nesta 5ª depoimento de Renan

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A renúncia do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) à relatoria do processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética do Senado provocou um novo impasse sobre um nome a ser indicado para o cargo. Integrantes do conselho resistem em aceitar a relatoria diante do desgaste provocado pelo processo contra o presidente do Senado.

Senadores ouvidos pela Folha Online afirmaram que, independentemente do resultado do processo contra Renan, o relator receberá críticas pela condenação ou absolvição senador. Por esse motivo, os integrantes do conselho estão resistentes em aceitar o cargo.

O presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC), adiantou que pretende manter a relatoria sob o comando do PMDB. "Vamos procurar o novo relator dentro da bancada de origem, no PMDB. Não havendo um relator, avançamos para outras bancadas", disse Sibá.

Entre os cotados para assumir o cargo estão os senadores Valter Pereira (PMDB-MS) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Os dois já haviam sido sondados por Sibá para substituírem inicialmente Cafeteira no cargo, mas rejeitaram a missão. Sibá também consultou outros senadores, mas apenas Salgado havia aceitado a oferta.

O peemedebista foi o segundo relator no processo contra Renan que tramita no Conselho de Ética. O senador substituiu o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) no cargo, depois dele se afastar do Senado por dez dias em licença médica.

Sibá disse que o novo relator continuará sendo "ad hoc" (interino), já que Cafeteira está apenas afastado da função. O relator original, no entanto, não deve permanecer na relatoria uma vez que o conselho decidiu ampliar as investigações sobre Renan.

Na semana passada, Cafeteira só desistiu de renunciar ao cargo com a condição de que seu texto seria referente apenas às denúncias da Mendes Júnior.

Em seu relatório, Cafeteira inocenta o senador nas denúncias de que teria recebido recursos da empreiteira para pagar pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.
Cronograma

Sibá vai reunir amanhã uma comissão de seis senadores do Conselho de Ética para definir um cronograma de trabalhos. Entre os assuntos que serão discutido na reunião está o depoimento de Renan ao conselho.

O senador se ofereceu para prestar depoimento com o objetivo de se defender das denúncias envolvendo a Mendes Júnior e suas transações financeiras.
Segundo Sibá, o grupo vai decidir se Renan será ouvido antes ou depois da conclusão de nova perícia que a Polícia Federal deve realizar em documentos encaminhados por Renan.

O presidente do conselho também pediu que o senador encaminhe novos documentos para análise, caso ainda queira comprovar parte de suas movimentações.

Os senadores do conselho ainda vão discutir os questionamentos a serem feitos para Renan no dia do depoimento. "Temos que apresentar um elenco de perguntas que devem ser apresentadas previamente para o presidente do Senado se preparar para responder", disse Sibá.

Nenhum comentário: