sexta-feira, 22 de junho de 2007

Tocha Rio 2007 chega ao Acre no domingo

Neste domingo (24) a Tocha Pan-Americana Rio 2007 chegará ao Acre, passando por Rio Branco, que representará a Bolívia. A passagem contará com a participação dos Guias Cívicos - jovens carentes de comunidades fluminense capacitados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Com idades entre 14 e 24 anos, os jovens, de ambos os sexos, passarão por 16 capitais e outras 12 cidades com a missão de divulgar em todas as regiões do país a mensagem da Tocha Rio 2007: paz, amizade e integração entre os povos por meio dos esportes.

Durante os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Parapan-americanos, os Guias Cívicos atuarão como voluntários em locais turísticos e áreas de grande circulação para prestar orientações sobre os jogos e temas como preservação do patrimônio público, meio ambiente, entre outros. Capacitados pelo Sistema Sesi/Firjan, por meio de parceria com a Senasp, cerca de 10,5 mil jovens de 119 comunidades carentes do Rio de Janeiro receberam durante quatro meses aulas de cidadania, ética, turismo e idiomas (inglês e espanhol), além de uma bolsa auxílio de meio salário mínimo.

Os Guias Cívicos que participarão do Revezamento da Tocha Rio 2007 estarão divididos em 20 grupos com 10 jovens cada. Cada grupo permanecerá três dias numa determinada cidade (chega um dia antes e sai um dia depois da Tocha) e percorrerá as ruas para distribuir material com informações sobre a Tocha e o Pan 2007.

Na capital acreana, a filha de Chico Mendes, Elenira Mendes, será a primeira a conduzir a tocha. O acreano Carlão, ex-jogador de vôlei da seleção brasileira, será o último condutor.
Confira o trajeto da tocha

Nenhum comentário: