quarta-feira, 4 de julho de 2007

Conselho educado

Está claro que os humildes e inofensivos comentários que faço neste modesto blog, em textos mal escritos, incomoda deveras àqueles que vivem a “puxar o saco”, não gratuitamente, de políticos carentes de bajulações desmedidas e prefeitos amantes de aduladores e capachos oportunistas sem escrúpulos. E esse, realmente, é o objetivo: chutar nos queixos de alguns lambaios.

Alguns desses baba-ovos, insatisfeitos com as críticas que teci sobre a megalomaníaca inauguração da tal fábrica de vassouras ecológicas, passaram a espalhar pela cidade um panfleto com um artigo em que o jornalista-blogueiro Archibaldo Antunes, que se hasteia a dono da verdade e senhor da razão, se ocupa em direcionar-me conselhos mal-educados que deveria tomar para si.

O panfleto, produzido por asseclas do prefeito Vanderley Viana, traz cabeçalho e rodapé dos documentos que são impressos no gabinete da autoridade. Em seu teor, a mesma cantilena exaustiva: o choramingar daqueles que não suportam ver os que lhes aquecem os bolsos serem criticados não apenas por ter más idéias na cachola, mas por colocar em prática essas idéias mirabolantes, em detrimento do bem-estar coletivo.

Archibaldo não se cansa de atribuir a mim a defesa de incendiários e outros loucos, nem melhores nem piores que os Pmdbtralhas e Psdbtralhas espalhados país afora, com o perdão do trocadilho vulgar, estilo dos que esqueceram os longos anos em que sucatearam e afanaram os cofres públicos do Acre e das prefeituras do interior e que em algumas ainda vingam.

As defesas do jornalista-escritor teriam muito mais sentido se fossem feitas em nome de um ideal justo e de um sentimento sincero, e não em troca do vil metal, simplesmente. Nesse mundo, dinheiro não é tudo, exceto para aqueles que colocam os cifrões acima das virtudes e dos princípios éticos e morais.

E já que a mim destinou um conselho deselegante, devolvo-lhe um menos agressivo: deixe o prefeito pensar um pouco por si mesmo e fazer suas próprias defesas. Garanto-lhe que ambos descansarão algumas partes delicadas da anatomia.

Quanto às vassouras ecologicamente corretas, falaremos disso dentro de mais alguns meses.

Nenhum comentário: