quinta-feira, 12 de julho de 2007

Bolsa-escola cidadã

A Organização para o Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável (ODESS), sediada em Xapuri, fez a entrega, nesta semana, de 50 bolsas do programa Bolsa-Escola Cidadã, que havia sido desativado no município desde o ano passado. As 50 famílias beneficiadas receberão uma ajuda mensal de R$ 75,00 para manter as crianças de 6 a 15 anos freqüentando regularmente as aulas do ensino fundamental.

O programa é mantido pela organização não-governamental Missão Criança, sediada em Brasília, que atua no combate às mazelas sociais como o trabalho infantil, repetência e evasão escolar. As famílias cadastradas no programa devem possuir renda média igual ou inferior a R$ 90,00. Xapuri é o único município do Acre atendido pelo programa.

Para o coordenador voluntário do programa em Xapuri, José Maria Miranda, a garantia dessa renda no lar das crianças que podem se tornar alvo da exploração pelo trabalho vai afastar os riscos delas se ausentarem da escola por precisar trabalhar para o complemento da renda familiar.

De acordo com o atual presidente da ODESS, Francisco Barbosa de Aquino, a parceria da organização com a Missão Criança, existente há cinco anos, tem importância fundamental na redução dos altos índices de repetência e evasão escolar no município, contribuindo para o progresso educacional e melhor qualidade de vida das famílias das crianças atendidas.

A Missão Criança é uma organização não-governamental, apartidária, não-religiosa e sem fins lucrativos, que trabalha para combater toda e qualquer forma de exclusão social. A sua ação está centrada na defesa dos direitos da criança e do adolescente e, em especial, na luta pela erradicação do trabalho infantil, com a inclusão de toda criança na escola. A ONG sobrevive com recursos oriundos de financiamentos de empresas privadas, organismos internacionais e a contribuição da sociedade.

Nenhum comentário: