sábado, 7 de julho de 2007

Estação Digital

Com o objetivo de combater a exclusão social através da inclusão digital, a Fundação Banco do Brasil está lançando em Xapuri, em parceria com a ODESS – Organização para o Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável - o Programa Estação Digital, que beneficiará a população de baixa renda com a implantação de uma unidade de atendimento ao público equipada com computadores e internet de alta velocidade.

O Programa atende, prioritariamente, comunidades que vivem no interior e na periferia das capitais das regiões Norte e Nordeste. Sempre com o apoio de um parceiro local, a iniciativa busca aproximar o computador da vida de estudantes, donas-de-casa e trabalhadores, economizando tempo e dinheiro, criando novas perspectivas e melhorando a qualidade de vida da população que, até então, não tinha acesso às tecnologias da informação.

A Estação Digital chega para reduzir as desigualdades e para democratizar as oportunidades. Em cada Unidade, educadores voluntários treinados auxiliam, informam e capacitam a população interessada em acessar os diversos portais que se abrem dentro da internet. Administradas e zeladas pela própria comunidade, cada Estação Digital nasce com a missão de ser uma unidade auto-sustentável, garantindo a sua continuidade a partir das potencialidades existentes em cada região.

Em Xapuri o programa reduzirá a dificuldade de acesso à internet a grande parte da população que não possui recursos para adquirir um computador ou para freqüentar as chamadas Lan houses. Inicialmente, a unidade de Xapuri dispõe de 10 computadores e instrutores qualificados para a orientação do público. A Estação funcionará durante todo o dia (fechando para o almoço) e já está fazendo o cadastramento de usuários.

Para o presidente da ODESS, organização parceira da Fundação Banco do Brasil na implantação do programa em Xapuri, Francisco Barbosa de Aquino, a chegada do programa abrirá uma perspectiva muito grande de melhoria na qualidade de vida e aprimoramento do nível de conhecimento da população, que passará a ter acesso a uma das ferramentas mais importantes do mundo moderno que á a internet.

O que é a ODESS

A Organização para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, criada em Xapuri, em 2002, que engloba vários empreendimentos de cunho social, entre os quais estão a creche Olhar de Criança, que atende crianças até os 3 anos de idade; a Associação Escola de Marcenaria e Ebanisteria Carlos Castiglione, que qualifica jovens no ofício da marcenaria e na administração de futuras empresas do ramo; a cooperativa Mãos de Mulher, que trabalha com várias modalidades de artesanato regional e o Pólo Moveleiro de Xapuri que produz a partir de madeira certificada dos projetos de manejo florestal comunitário.

Com informações coletadas no site da Fundação Banco do Brasil

Nenhum comentário: