terça-feira, 31 de julho de 2007

Um mandato diferente

“Fazer um mandato diferente”. Com essa afirmação o deputado federal Fernando Melo (PT) encerrou o seu discurso, na tarde desta segunda-feira (29), na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Xapuri, e explicou o objetivo da série de encontros com as comunidades de, até agora, 21 municípios acreanos que ele e o seu colega de bancada acreana, Sérgio Petecão (PMN), mantiveram durante esse período de recesso da câmara federal.

Xapuri foi o último município do interior do estado a receber a visita dos dois deputados federais nessa verdadeira maratona de mais de 90 horas de reuniões que possibilitaram uma rara oportunidade de diálogo direto entre a população e dois parlamentares. De Cruzeiro do Sul a Assis Brasil, autoridades e pessoas do povo puderam falar sobre suas demandas e apontar as prioridades de suas cidades para que possam, futuramente, ser contempladas com recursos de emendas ao Orçamento Geral da União.

Fernando Melo e Sérgio Petecão foram recebidos em Xapuri por 7 dos 9 vereadores e por diversos representantes de entidades de classe, agricultores, seringueiros e funcionários públicos. Entre as muitas reivindicações ouvidas pelos dois deputados, destaque para duas que soaram em uníssono. A construção de uma ponte sobre o rio Acre, ligando o bairro Sibéria ao centro da cidade, e o asfaltamento da Estrada da Variante, de 18 quilômetros, que liga a cidade a BR-317.

A ponte sobre o rio Acre é um sonho antigo da população do isolado bairro Sibéria, que ganhou força com a implantação das fábricas de pisos de madeira e de preservativos. A maior parte da área da Reserva Extrativista Chico Mendes em território xapuriense, que concentra grande parte das áreas produtoras de látex e alguns projetos de manejo florestal madeireiro, está no outro lado do rio. O asfaltamento da Estrada da Variante facilitaria a entrada em Xapuri de pessoas que trafegam através da BR-317, o que poderia diminuir a sensação de isolamento da cidade em relação à rota Rio Branco-Brasiléia-Assis Brasil.

O prefeito Vanderley Viana também compareceu ao evento, acompanhado de alguns assessores, e presenteou os deputados com exemplares da vassoura ecológica, produzida pela fábrica recém construída na cidade, a partir de garrafas pet de refrigerantes. A iniciativa foi elogiada pelos parlamentares. Durante o seu discurso, o prefeito de Xapuri reivindicou um trator para o aterro sanitário da cidade e afirmou que o município possui um déficit habitacional de 600 residências populares que precisa ser combatido.

O deputado Sérgio Petecão afirmou em seu discurso que a iniciativa dele e do deputado Fernando Melo não significa que os problemas dos municípios acreanos serão todos resolvidos, mas representa a oportunidade de se errar menos. "Eu cada vez mais tenho a certeza que estamos no caminho certo. Nós não encontramos outra forma de resolver os problemas, que não seja conversando com a população, conversando com os vereadores, com o prefeito e as lideranças, para que possamos de uma forma mais justa e mais humana, alocar as nossas emendas”, disse o deputado.

Para o deputado Fernando Melo, o encontro em Xapuri, a exemplo dos demais municípios, foi altamente positivo. “A presença de pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade local nesse encontro mostra que a comunidade está interessada em buscar as soluções para os seus problemas, e nós estamos nos colocando à disposição da população para discutir e encontrar juntos essas soluções”, afirmou o deputado.

Nesta terça-feira (31), acontece o último dos encontros, na Câmara Municipal de Rio Branco.

Nenhum comentário: