segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Ministra apóia candidatura de Rio Branco

Marina Silva participa da apresentação da candidatura da cidade à comitiva da Fifa

Thiago Lavinas do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Apresentações de Rio Branco para a comitiva da Fifa no Rio de Janeiro

Os encantos da Floresta Amazônica e um moderno estádio são os trunfos da candidatura de Rio Branco, no Acre. Os representantes da cidade apresentaram o projeto neste domingo, no Rio de Janeiro, à comitiva da Fifa que está no Brasil para avaliar as cidades brasileiras que querem receber jogos da Copa de 2014.

A recém-inaugurada Arenda da Floresta foi projetada pelo mesmo engenheiro responsável pela Arena da Baixada, em Curitiba. O engenheiro Luiz Volpato foi um dos principais nomes da apresentação. Ele explicou como será a ampliação do estádio. Atualmente com capacidade para 20 mil pessoas, ele vai receber 40.900 torcedores no futuro. Mas o projeto, que está orçado em R$ 330 milhões, vai depender da escolha da cidade como um das sedes da Copa.

- Temos a vantagem de ter toda a infra-estrutura perto ao estádio. Não haverá desmatamento. Também não vejo grandes problemas com vias de acesso - explica Volpato.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ator José Wilker também participaram da apresentação da candidatura de Rio Branco.

- A apresentação foi emocionante. A cidade tem um bom estádio e será muito importante para divulgar a preservação do meio ambiente - disse a ministra Marina Silva.

A candidatura do Acre rivaliza diretamente com as outras duas da Região Norte: Manaus e Belém. Para impressionar a comitiva da Fifa, os representantes pela candidatura de Rio Branco decoraram a sala com folhas secas e ambientada como a floresta amazônica.

Comitiva da Fifa

A comitiva da Fifa chegou ao Brasil na última quinta-feira para avaliar a candidatura do país e das 18 cidades que querem receber jogos da Copa de 2014. No total, cinco integrantes da entidade vieram ao país: Hugo Salcedo (chefe da comitiva), Jaime Byrom (responsável pela área de acomodações e transportes), Jorge Batista (imprensa), Walter Gagg (segurança e estádios) e Jaime Yarza (secretário geral).

Desde sexta-feira, eles começam a analisar as candidaturas das 18 cidades. Em um hotel do Rio de Janeiro, a comitiva assistiu às apresentações de 13 cidades: Fortaleza, Olinda, Recife, Salvador, Maceió, Natal, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Rio Branco e Belém. Neste domingo, a comitiva da Fifa ainda vai ao estádio do Maracanã assistir ao jogo entre Flamengo e Goiás.

Após a partida começa a segunda etapa da inspeção. Os integrantes da comissão embarcam para Brasília. Na segunda-feira fazem a vistoria na cidade e em seguida encontram-se com o governador José Roberto Arruda e com o presidente Lula. Depois embarcam para Belo Horizonte. Na terça-feira, eles visitam a capital mineira e se reúnem com o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Damata Pimentel. No mesmo dia viajam para São Paulo. Na capital paulista a comissão faz, na quarta-feira, a vistoria e em seguida encontra-se com o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab.

Na quinta-feira, é a vez de visitar Porto Alegre e o encontro com a governadora Yeda Crusius e o prefeito José Fogaça. Na sexta-feira, já de volta ao Rio de Janeiro, será feita a vistoria na cidade e terá o encontro com o governador Sergio Cabral e o prefeito César Maia. No dia 1º de setembro será feita uma coletiva de imprensa com os membros da comissão da Fifa.

A entidade decide no dia 30 de outubro, em Zurique, na Suíça, se o Brasil será ou não sede da Copa do Mundo de 2014. Se o país for confirmado, a decisão sobre as cidades candidatas escolhidas será feita até o dia 31 de outubro de 2008.

Nenhum comentário: