segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Comitê Chico Mendes quer Amazônia sem derrubadas

Entidade vai distribuir mudas de árvores e espera coletar 1 milhão de assinaturas pelo desmatamento zero

MONTEZUMA CRUZ

No Dia da Amazônia, quarta-feira próxima, o Comitê Chico Mendes lançará em Rio Branco (AC) o Projeto Semeando o Futuro. Serão distribuídas mudas de espécies madeireiras e não-madeireiras em escolas de 1º e 2º graus e entidades. “Buscamos parceiros de diversas instituições”, anunciou a presidente do comitê, a historiadora Julia Feitosa.

Paralelamente, um manifesto para o qual são esperadas mais de 1 milhão de assinaturas, vai propor o desmatamento zero da Amazônia. Há pelo menos três anos, o governo brasileiro vem implementando uma política integrada de combate ao desmatamento, revelando um esforço multissetorial e de longo prazo. O comitê participa diretamente das ações de valorização da floresta em pé e de apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades.

Segundo Julia, atualmente o Acre conseguiu reduzir bastante as queimadas. No entanto, conforme explicou, isso ocorreu dentro de um processo educativo e não por decreto.

Alguns artistas da TV Globo apóiam a campanha. “Isso é imprescindível para a incorporação de novas consciências e novas visões de nossas atitudes”, diz Julia Feitosa, em entrevista.

AGÊNCIA AMAZÔNIA — Como está o ânimo de vocês?

JULIA FEITOSA — Estamos promovendo a Semana Chico Mendes e uma série de programações e de projetos. Com duração até o ano que vem, quando fará 20 anos o assassinato do Chico. Já estão sendo feitas filmagens para adiantar essa programação. No dia 18, no II Encontro dos Povos da Floresta, em Brasília, se reunirão em Brasília, índios, ribeirinhos, quebradeiras de coco, seringueiros, para discutir o planejamento das ações comuns. Nesse encontro também será lançada uma programação para 2008.

São iniciativas bonitas...

É, isso demonstra que no ano que vem vamos avançar muito mais do que já avançamos com os ideais de Chico Mendes.

Qual o sentimento do Acre, hoje, em relação às sementes por ele plantadas?

O comitê foi montado logo após a morte dele e foi muito importante no acompanhamento do processo do julgamento. Depois, vimos que era muito importante continuar a luta contra a violência. O comitê é composto por entidades e amigos do Chico desde aquela época, e pelos novos amigos que foram sendo ganhos nessa caminhada de 19 anos.

O que mudou desde aquela época?

Primeiro, vários companheiros do Chico se tornaram governo, e isso era um sonho de nós todos, amigos e sonhadores: Jorge Viana, Binho, Marina, todos que participamos do Partido dos Trabalhadores. E há uma possibilidade real da gente concretizar esse sonho que pertence aos que estão com a nossa idade, aos companheiros que nasceram naquela década de 80 e aos que ainda não haviam nascido e agora se incorporam a esta luta. Para isso, existe uma constante educação.

O que o comitê vai fazer no Dia da Amazônia, quarta-feira próxima?

Vamos distribuir mudas de árvores, tanto na zona urbana, entre o público de escolas de 1º e 2º graus, e outros parceiros de diversas instituições municipais e estaduais. Alguns artistas da Rede Globo, Vitor Fasano, Cristiane Torloni, e outros de um coração especial vão participar conosco. Eles têm nos ajudado muito.

Que tipo de ajuda?

Estão nos auxiliando na coleta de assinaturas para um manifesto que propõe o desmatamento zero na Amazônia. Querermos alcançar mais de 1 milhão de assinaturas. Isso é imprescindível para a incorporação de novas consciências e novas visões de nossas atitudes.

Como será feita a distribuição das mudas?

As pessoas vão conseguir as mudas mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição. A campanha Semeando o Futuro é voltada para todo o mundo. O plantio de uma árvore para reconstituir a floresta e o debate contra as queimadas vão pontificar. Hoje, no Acre, conseguimos reduzir muito as queimadas, dentro de um processo educativo que não ocorre por decreto. É uma mudança de consciência. Estamos firmes nessa luta e esperamos que em 2008 possamos fazer grandes atividades e sentir essa mudança bem maior do que estamos sentindo agora, em relação à atitude das pessoas.

montezuma@agenciaamazonia.com.br

6 comentários:

Unknown disse...

É interessante como alguns dos "ex-companheiros de Chico Mendes" estão interessados em "salvar o meio ambiente" ou na redução do desmatamento da amazônia,só lamento que esse interesse venha uma ou duas vezes por ano sempre na no dia 05 de setembro dia da Amazônia, ou na véspera de algum evento importante como o encontro nacional dos seringueiros por exemplo. Esse oportunismo disfarçado de consciênciaecológica não engana mais a população. Esse discurso politicamente correto, na verdade esconde interesses escusos de gente que quer apenas brincar de ser ambientalista, não representa e nem nunca representou nada, na verdade se escondem por trás do nome de Chico para tentar tirar um pouco de proveito,...Há se Chico Mendes estivesse vivo! com certeza teria morrido de vergonha de seus "ex-parceiros" hoje metidos com o tão festejado manejo comunitário, que de comunitário não tem nada, na verdade foi criado para atender os interesses do capital, das grandes empresas multinacionais interessadas nos nossos recursos madeireiros. Enquanto o tal comitê Chico Mendes brinca de distribuir mudinhas nas escolas, nossos seringueiros continuam esquecidos nos seringais,....mas peraí! não era defendendo os seringueiros, os ribeirinhos e os indios que Chico conseguiu alertar o mundo pro desmatamento?...então gente vamos cair nos ramais, nos seringais, nos rios e nas aldeias do nosso Acre; mostrem pra esse povo sofrido que a luta de Chico continua viva, saiam de seus gabinetes com ar acondicionado, esqueçam os restaurantes luxuosos, os hoteis 5 estrelas, os carrões chapa branca do "Governo da Floresta",venham ver de perto a realidade do povo da floresta. Se algum dia vocês tiverem coragem para isso, aí sim a luta de Chico Mendes começará a valer a pena.

Unknown disse...

Depois algumas pessoas do PT dizem que não usam o nome do Chico Mendes, para promoção pessoal e partidária, nesse pequeno texto vejam quantas vezes o nome dele é citado. O PT não precisa mais disso hoje a sua estrela já brilha só estamos vendo o seu esplendor todos os dias nas manchetes de jornais e revistas principalmente da revista Veja.

Anônimo disse...

Caro Raimari, entendo a sua preocupação em relação ao desmantamento na amazônia, mais o que parace no teor de sua reportagem é que vc está tentando levantar o nome de uma liderança que estava esquecida há alguns 19 anos atrás e agora se encarnou como a salvadora da amazônia, usando o nome do grande ambientalista e sindicalista Chico Mendes, o homem que realmente lutou pela defesa da floresta e dos seringueiros. Fico pensando em imagens que eu vi, seringueiros passando dificuldades, sem ramais para se deslocarem, esquecidos nas brenhas, fico a pensar, será que plantar árvores em ações pontuadas sem trabalho de base irá resolver os problemas daqueles que estão no sofrimento? Por que somente nessas datas pessoas como Júlia Feitosa aparecem? Ao invés de vc está enchendo o ego de pessoas que não fazem nada pelo os povos da floresta, faça entrevistas com seringueiros que estão no esquecimento, aí sim vc vai analisar se realmente pessoas como Júlia Feitosa que usa o nome de Chico Mendes para benefícios próprios, faz alguma coisa por esses pequeninos.

Anônimo disse...

O COMITÊ CHICO MENDES É UMA VERGONHA. SE PROPÔS A DEFENDER OS VERDADEIROS IDEAIS DE CHICO MENDES E O QUE SE VÊ? "DESMATAMENTO ZERO", QUANDO O GOVERNO DO PT ESTIMULA O DESMATAMENTO ATRAVÉS DOS PROJETOS DE MANEJO COMPROVAMENTE INEFICIENTES NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. ALÉM DISSO, A jÚLIA, O FERNANDO MELO E MUITA GENTE QUE SE DIZIA "AMIGO DO CHICO" DEVERIAM SABER A REAL SITUAÇÃO DOS VERDADEIROS "COMPANHEIROS DO CHICO" EMBRENHADOS NAS MATAS. A CADA DATA FESTIVA VEM O "COMITÊ PROSELISTISTA CHICO MENDES", FALAR DE PRESERVAÇÃO, DE DESMATAMENTO ZERO. E O INSTITUTO CHICO MENDES? E A FUNDAÇÃO CHICO MENDES? POR QUE NÃO É VALORIZADO PELOS COMPANHEIROS QUE ESTÃO SENTADOS NA GRANA. PARA BÉNS PARA A JÚLIA. ESTÁ CUMPRINDO MUITO BEM O PAPEL QUE LHE FOI RESERVADO: A MEDIOCRIDADE ECOLÓGICAMENTE FALANDO. ISTO, É UMA VERGONHA!

Anônimo disse...

"desmatamento zero", "reflorestar a amaz�nia". qua!qua!qua!qua!qua!qua! ahahahahahahahahah! riririr!rararara! contem outra"HAHAHAHAHA!essa foi boa...onde fa�o a minha ficha de inscria�o para ganhar uma muda de �rvore? qua!qua!qua!ai..meu Deus! esse pessoal � louco.ai..ai!
leva as mudas para o Antimari. coitada da J�lia. que papel rid�culo, manda ela para a tezouraria do PT. que maldade fizeram com ela.

Raimari Cardoso disse...

Para o terceiro anônimo: o objetivo não é "encher" o ego de ninguém, e sim de promover o bom debate, de forma respeitosa e democrática, tão marcantes no seu comentário. Só assim, abrindo espaço para todos e ouvindo opiniões contraditórias, virão as mudanças para problemas graves como o do desmatamento. Abraço.