quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Eletroacre for export

Agência EFE

A Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) foi autorizada, nesta terça-feira, a exportar energia para abastecer a cidade de Vila Montevideo, na Bolívia, na fronteira com o território brasileiro.

A resolução pela qual a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriza a exportação de eletricidade à Bolívia foi publicada no Diário Oficial da União desta terça.

Segundo a medida, a distribuidora do estado do Acre poderá exportar ao longo dos próximos 12 meses um máximo de 8 megawatts/hora (MWh) por mês de energia a Vila Montevideo, uma pequena cidade boliviana que faz fronteira com a brasileira Plácido de Castro.

A autorização por um ano, a partir de hoje, pode ser renovada ao término do período.

A Eletroacre se comprometeu a apresentar à Aneel um contrato de venda a algum órgão público ou consórcio na Bolívia e que tenha uma cláusula que permita a suspensão da provisão de energia em caso de atraso no pagamento superior a 120 dias.

A exportação de energia a Vila Montevideo foi defendida pelo próprio prefeito de Plácido de Castro, Paulinho Almeida (PT), para quem uma melhora da qualidade de vida na cidade vizinha favorecerá diretamente seu município.

- O comércio forte do lado boliviano vai atrair turistas de Rio Branco e de outros municípios brasileiros, que deixarão de viajar para Brasiléia (sul do Acre) para fazer compras em território boliviano e optarão por Plácido de Castro - acrescentou.

Segundo o prefeito, a energia será vendida diretamente à Associação de Comerciantes de Vila Montevideo, que deverá pagar à Eletroacre o valor total da energia consumida e responsabilizar-se pela cobrança em cada residência favorecida.

Nenhum comentário: