domingo, 16 de setembro de 2007

Sábado de movimentação política

O sábado foi marcado pela movimentação dos principais partidos políticos de Xapuri, com vistas às eleições do próximo ano. O PT se reuniu no seringal Cachoeira, pela manhã, enquanto o PMDB inaugurava a sede do seu diretório municipal. À noite foi a vez do Partido Verde realizar ato de filiação com a adesão de ex-integrantes do PT e de algumas lideranças importantes como o professor João Jorge, líder comunitário do bairro Sibéria, e do presidente da Associação Ribeiracre, Auricélio Azevedo. Mas a grande novidade do PV, que esboça uma iniciativa política própria, é a filiação da presidente da Fundação Chico Mendes, Elenira Mendes.

Da parte dos partidos que compõem a Frente Popular do Acre no município (PT, PSB e PV) - no PC do B não se houve mais falar - o que se percebe claramente é que o tão falado resgate da unidade, deixada de lado nas útimas eleições, não passou de balela. Foi deixada de lado de uma vez por todas. A prova disso são as articulações totalmente alheias umas às outras, em um clima de constante rivalidade. É um indicativo de que os erros cometidos nos últimos pleitos, que resultaram na ressurreição de uma aberração política chamada Vanderley Viana, e também no fato lamentável do município não ter feito nenhum representante na Assembléia Legislativa, não serviram de lição.

Não fosse o enorme desprestígio por que passa a atual administração, completamente perdida nas mãos de um prefeito despreparado e desequilibrado, poderia se dizer que uma possível reeleição de Vanderley não seria uma possibilidade totalmente absurda. A sua candidatura nas eleições passadas também foram alvo de piadinhas e muita gente comemorou o fato de o adversário da Frente ser um sujeito problemático, com passagem pelo presídio Francisco de Oliveira Conde. Aliás, apelar para esse argumento foi o que alavancou a popularidade do dito cujo na reta final da eleição. Todo cuidado, desta vez, será muito pouco.

O PMDB, livre da presença incômoda do prefeito, parte para candidatura própria. Os principais nomes do partido à disputa são ex-aliados de Vanderley: o presidente da câmara, Ronaldo Ferraz, e o vice-prefeito João Dias. O PT patina sem definir um nome de peso político. Talvez seja o agrônomo Ubiracy Machado de Vasconcelos, mas outros nomes estão despontando, como o do gerente da Seater Nilberto Menezes. Por fora vem o secretário do partido, Selmo Dantas, que promete brigar pela vaga na disputa. O PSB parece já ter definido o nome do empresário e funcionário do Ibama, Manoel Moraes de Sales. Correm por fora o vereador Erivélton Soares e o seu primo, Wágner Menezes, presidente do partido. Ninguém confirma, mas o PV pensa em lançar Elenira Mendes ou João Jorge.

Diante desse panorama a população reage com um certo ceticismo com relação ao futuro da cidade, que talvez atravesse o pior momento da sua história. No Acre de hoje, até as cidades mais isoladas do juruá experimentam de algum nível de progresso. Xapuri segue na contramão desse desenvolvimento. Ruas esburacadas, caos administrativo, juventude alcoolizada e falta de esperança. Em compensação há muita festa. Xapuri é a cidade que mais tem festa no Acre. É de quinta a domingo. Para se ter uma idéia, festival de praia, carnaval fora de época e festival de chopp se realizam em um único final de semana. Por mais que o povo não tenha motivos para festejar, bebe para esquecer.

Um comentário:

xapuriense disse...

Muito bom o seu texto Raimari.

Acho que os nomes estão entre os que você citou: Wanderley, Ronaldo (ainda tenho dúvidas, acho que é so balão de ensaio), Manoel (principalmente se o PT lançar um nome e não firmar acordo para apoia-lo para a Assembleia), e o candidato do PT (aqui acho que poderemos ter surpresas, não creio que seja Ubiracy).

Por aqui estão falando também no ex- prefeito Jorgito Hadad, tem sentido???

Mesmo assim continuo achando que teremos apenas dois candidatos: Wanderely Viana contra um cadidato da Frente, vamos esperar.

Carlos