terça-feira, 2 de outubro de 2007

Devastação amazônica

As imagens não mentem, mas assustam. A floresta amazônica está cada vez mais devastada, entre o Aripuanã, na região noroeste mato-grossense, e o leste de Rondônia.

Reportagem do jornalista Montezuma Cruz, da Agência Amazônia, mostra a devastação da floresta amazônica no noroeste do Mato Grosso e no leste de Rondônia. Imagens do satélite CBERS-2B mostram a voracidade da motoserra ao longo da BR-364, área de acelerado processo de ocupação agrícola ocorrido desde meados da década de 70.

A região sob influência dessa rodovia que liga Cuiabá a Porto Velho e a Rio Branco (AC) foi habitada por uma maioria de migrantes procedentes dos estados do Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e do Espírito Santo.

O mais recente testemunho desse fenômeno provocado pelas mãos do homem pertence ao Programa CBERS, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).Os dados recebidos pelo satélite CBERS-2B são empregados pelo governo brasileiro na agricultura e no combate ao desmatamento na Amazônia. Leia a reportagem completa na Agência Amazônia.

Nenhum comentário: