sábado, 27 de outubro de 2007

Dos Siderais a H. Welem

O músico xapuriense Antônio Cosmo Rocha, o Magão, como é carinhosamente chamado por seus conterrâneos, é autor de um projeto cultural formidável. "Resgate Cultural: Dos Siderais a H. Welem" conta a história da música xapuriense tocada pelos grandes conjuntos musicais formados a partir da década de 60.

Amante inveterado da música, Magão vive em função dessa arte. É funcionário público municipal, contratado como músico da Banda de Música Dona Júlia Gonçalves Passarinho, um dos maiores patrimônios culturais do municipio, da qual é o atual coordenador. Já coordenou também a fanfarra-mirim Criança Esperança, projeto social apoiado pelo Ministério Público, mas que foi deixado de lado pelos atuais governantes.

O projeto de Magão foi aprovado e diplomado recentemente pela Fundação Elias Mansour, através da Lei de Incentivo à Cultura. Consiste em um baile que vai reunir todos os músicos que fizeram e fazem parte da rica musicalidade xapuriense.

Será produzido também um folder contendo o histórico da trajetória dos grupos musicais da nossa cidade. Dos Siderais a H. Welem, Antônio Magão descreve todos os momentos da trajetória desses conjuntos com riqueza de detalhes sobre momentos que com o passar do tempo foram ficando esquecidos pela população, mas que continuam muito vivos na lembrança de quem fez parte dessa bonita e importante história.

Magão relata que tudo começou com a Bandinha do Ginásio, da escola Anthero Soares Bezerra, composta por grandes baluartes da sociedade xapuriense como Zequinha do Correio, Tatu (Nem), e os saudosos Válter Nicácio e Manuel Ramos. A bandinha animava, com instrumentos rústicos, as festas da escola e outros eventos da cidade. Mas os músicos acalentavam o sonho de alçar vôos mais longos. Adquirir instrumentos modernos se tornou necessidade vital.

Com o apoio da grande educadora Raimunda Euri Gomes Figueiredo, então diretora da escola, a Bandinha do Ginásio foi equipada com instrumentos que ainda nem existiam por aqui. Magão conta, entre risos, que muitas cordas de guitarras e baixos, trazidos de Manaus, foram quebradas pelos músicos antes que qualquer resultado prático fosse efetivamente concretizado.

Foi a partir da Bandinha do Ginásio que nasceu o conjunto Os Siderais, precursor de uma série de outras bandas que animaram o povo xapuriense e marcaram época eternizando os grandes bailes sociais e carnavalescos que ainda vivem na memória de amantes da arte e da cultura desta histórica cidade acreana, como o próprio Magão.

As histórias guardadas como relíquias na memória de Antônio Magão certamente renderiam um livro de muitas páginas. O projeto envolve quase quarenta músicos, pessoas que já não estão mais em Xapuri e outras que não estão mais nesse plano espiritual, mas que serão lembrados no grande evento que deve acontecer em dezembro deste ano.

Antes de qualquer coisa, o baile do projeto de Magão será um grande e raro momento de confraternização entre essas figuras inesquecíveis que não vou citar aqui por nomes para não cometer o pecado de omitir alguns. Mas faço questão de dar destaque para um nome que faz parte tanto da história contada por Magão quanto da história da emissora de rádio à qual pertenço e dedico quase vinte anos da minha vida: a Rádio Educadora 6 de Agosto. Falo de Náder Melo Sarkis, grande cantor e locutor, amigo e parceiro de Antônio Magão no grupo H. Welem.

A propósito da citação da querida Rádio 6 de Agosto neste artigo, há a possibilidade de a emissora transmitir o evento ao vivo. A idéia está sendo avaliada pela Secretaria de Comunicação.

Um comentário:

Unknown disse...

Desejo ao amigo Magão que seu projeto seja reconhecido por nossa sociedade xapuriense como uma forma de resgatar a cultura musical em nosso meio, lembrando que continuamos com ele.