domingo, 28 de outubro de 2007

Fim de semana na floresta

Neste final de semana fugi da gente carrancuda da cidade e parti para a região dos seringais Cachoeira e Equador. Almocei com o meu amigo Miguel Mendes, na colocação Ressaca. Lá, fomos recepcionados (eu e o Dito Perdigão) pela Dona Nêga, esposa de Miguel, uma cozinheira de mão cheia.

Aliás, de ressaca a colocação do Miguel Mendes (primo legítimo de Chico Mendes) só tem mesmo o nome. É um lugar de gente feliz, alegre por natureza, que vive sorrindo com o tempo. Na casa, todo mundo toca instrumentos musicais. Miguel tinha um conjunto, formado por ele e pelos filhos, mas vendeu os instrumentos recentemente. Arrependido planeja comprar outra sanfona e recomeçar o grupo.
Na colocação Fazendinha, seringal Cachoeira, acompanhamos a entrega de equipamentos, feita pela Seaprof, aos manejadores da Associação do Projeto Agroextrativista Chico Mendes. A entrega foi feita pelo diretor de assistência técnica da instituição, Francisco Ubiracy Machado de Vasconcelos.
A associação realizou eleição no sábado para a presidência. Sai Nílson Mendes, depois de três mandatos, e entra Raimundo Monteiro, antiga liderança na região.
Passamos também pela Pousada Ecológica, que já está pronta e aguarda ser inaugurada. Falta apenas a revitalização do lago que fica ao lado da pousada e que será mais um atrativo para os turistas que poderão passear de barco pelas suas águas.
Lá encontramos uma excursão de alunos da Escola Brasil-Bolívia, de Brasiléia. A pousada será administrada por uma empresa particular, a ser licitada pelo governo, mas a comunidade do seringal Cachoeira terá participação direta na sua administração.
Trinta moradores da comunidade foram capacitados pela Setur para trabalhar na pousada. Os produtores da região também fornecerão parte de sua produção de alimentos para a pousada.
Enfim, foi um final de semana de "trabalho desestressante".

Nenhum comentário: