sábado, 20 de outubro de 2007

Olho Vivo no Dinheiro

A Controladoria Geral da União começa nesta segunda-feira os trabalhos de fiscalização quanto à aplicação de recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais nos 60 municípios sorteados para esta edição que é a 25ª.

No sorteio, realizado no dia 9 deste mês, a bolinha de Xapuri foi a primeira a cair. É uma boa hora para o prefeito Vanderley Viana provar que não há esqueletos no armário de sua administração. Que as suspeitas de mau uso dos recursos federais que aqui chegaram não passam de intrigas de seus opositores.

Nos 60 municípios e 8 estados que foram sorteados, entre eles o Acre, os auditores da CGU visitarão obras, hospitais, escolas, farão checagem de documentos e de bens, além de entrevistas com cidadãos. Para se ter uma idéia, nas 22 primeiras edições do Programa de Fiscalização de Municípios, foi fiscalizada a aplicação de R$ 7,5 bilhões em recursos federais. As equipes da CGU trabalham agora na conclusão dos relatórios referentes aos 23º e 24º sorteios.

Na última semana de outubro, os técnicos da CGU participam do evento "Olho no Dinheiro Público", em Brasiléia, com a participação dos municípios do Alto Acre. O evento tem como objetivo estimular e instruir os cidadãos para atuarem como fiscais da correta aplicação do dinheiro público.

O cidadão tem o direito de saber como o dinheiro público é utilizado. É de fundamental importância que cada cidadão assuma a tarefa de participar da gestão pública, exercendo o controle social do gasto do dinheiro público.

A CGE, dentro de seu Planejamento Estratégico 2007/2010, definiu a criação do Portal da Transparência Pública, a exemplo do Portal da Transparência do Governo Federal que tem o objetivo de informar ao cidadão como o dinheiro público está sendo gasto, facilitando assim a fiscalização e ajudando no controle social*.

O Portal da Transparência é um instrumento que proporciona a transparência pública e onde cada secretaria terá o seu portal com informações sobre os gastos com: licitações, convênios, contratos, execução orçamentária e financeira, além de passagens e diárias.
Além disso, no sítio da CGE há um canal para que o cidadão possa fazer denúncias sobre o uso indevido do dinheiro público no Estado.

*participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados.

VEJA AQUI A CARTILHA 'OLHO VIVO NO DINHEIRO PÚBLICO'

Nenhum comentário: