sábado, 6 de outubro de 2007

É uma vergonha

Na sua última aparição nas telas dos poucos televisores que se atrevem a acompanhar o bizarro show de horrores que é o programa intitulado "Jornal Xapuri", em uma das retransmissoras locais, o prefeito Vanderley Viana deveria ter fornecido explicações sobre os já mencionados convênios para pavimentação de ruas e construção da Saboaria Xapuri, cujos recursos já foram liberados, mas que até agora não apareceram em forma de realizações.

Desgastado pela verdadeira catástrofe que é a sua gestão, o prefeito preferiu distribuir ofensas e acusações contra muita gente. Se referiu à decisão da câmara de reprovar o parecer do Tribunal de Contas do Estado que apontava irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito Júlio Barbosa, do ano de 2001. "É uma vergonha a câmara apoiar tanta roubalheira", disse ele aos costumeiros berros.

Vanderley pode até estar certo. Sou da opinião que irregularidades em prestação de contas devem ser tratadas pelo Ministério Público e não por vereadores clientelistas. Mas o prefeito esquece que a mesma câmara que agora defendeu Júlio Barbosa, também o protegeu no caso das irregularidades com os recursos do Fundef denunciadas pelo Sindicato dos Servidores em Educação. Na época, também foi considerado "uma vergonha" o fato de a câmara fazer vista grossa para tantos indícios de pura patifaria?

Independentemente da boa ou má gestão de Júlio Barbosa, o que a população de Xapuri quer, agora, é respeito e responsabilidade com o trato à coisa pública, o que certamente não está acontecendo neste momento. Essa administração é digna de envergonhar o pior dos cafajestes. O prefeito mente e engana a todos. De funcionários do próprio município a mecânicos de motocicletas, partem ações na Justiça do Trabalho e no Juizado Especial por calotes perpetrados pela própria pessoa do governante municipal.

Os absurdos observados no interior da prefeitura chegam ao ponto de um funcionário do Setor de Cadastro e Arrecadação dizer a um prestador de serviços, no ato da emissão de uma nota de serviços, que o mesmo não teria a necessidade de efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação Municipal no banco. Uma atitude no mínimo estranha, para não dizer suspeita. Coisas assim estão se tornando comuns e ninguém diz mais nada.

A câmara esqueceu que foi eleita para fiscalizar os administradores e defender o povo. O povo por sua vez não acredita mais nos seus vereadores, nem mesmo na sua própria capacidade de reagir às circunstâncias que tornam Xapuri, hoje, uma cidade bem atrás das demais cidades acreanas em termos de desenvolvimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente é uma vergonha termos o Wanderley como nosso prefeito, mas começo a ficar preocupado pois as opções que estão se configurando, tanto no PT como no PSB, são caldos de piaba; Com adversários do nível do Bira e do Manoel, fica fácil ganhar, por isso acho que o Wanderley é favorito, a menos que revejam essas candidaturas, principalmente no PT.
Realmente não enxergo as mínimas condições do Ubiraci ganhar a prefeitura, já conversei com algumas pessoas na rua e a rejeição ao nome dele me parece grande demais, e o principal argumento é o medo da volta dos mesmos personagens que figuraram na gestão do Júlio, da qual Ubiraci fez parte.
Já o Manoel do Ibama lidera um grupo que sempre esteve ao lado do poder se aliando a tudo e a todos, desde a época do Júlio; Agora o povo vê com desconfiança a candidatura dele.
Sei não, acho que o Wanderlei já pode até encomendar o paletó novo pra posse.
Xapuri carece de bons e bem intencionados candidatos.
Quem se habilita?