domingo, 28 de outubro de 2007

A vez da Estrada do Café

A Estrada do Café, uma rodovia estadual que liga Xapuri à BR-317, começará ser recuperada pelo governo nesta semana.

Auricélio Azevedo*

Mais conhecida como Estrada do Café, a Estrada Variante, é uma senhora de quase 30 anos que corta um dos mais antigos projetos de assentamentos do INCRA, o loteamento Aquidabam, um pedaço de terra de mais de 7.500 hectares, que pertencia ao Estado.

A região foi repassada para o Instituto de Colonização e Reforma Agrária em 23 de Outubro de 1974 pelo então governador Francisco Wanderley Dantas, através do decreto nº 554 de 23/10/74.

A estrada dá acesso a diversas comunidades rurais de Xapuri, além de ligar a cidade à BR 317, com aproximadamente 18 km. É na variante que está localizado também um dos projetos do governo Jorge Viana, o Pólo Agroflorestal da Variante, um projeto que destinou um pedaço de terra para famílias que viviam na periferia da cidade, invertendo assim o êxodo rural.

É pela variante que os produtores de duas comunidades escoam seus produtores, uma delas é a comunidade Morro Branco; a outra é a comunidade Ribeiracre, que também é usada como corredor para os extrativista da Resex Chico Mendes, que saem dos seringais Albrácia e Palmari.

Segundo informações do Gerente da Seaprof em Xapuri, Nilberto Menezes, na próxima semana o Deracre estará fazendo a recuperação dos pontos críticos e construção dos bueiros e pontes existentes na rodovia estadual.

As informações são animadoras, pois as obras podem trazer de volta à vida uma finada que há muito tempo está esquecida. E pensar que um dia até linha de ônibus circulou por essa estrada.Vamos esperar pra ver o resultado, como o Nilberto Menezes gosta de citar que não é político pra prometer as coisas, é confiando nele que acredito que é dessa vez que a variante desencalha.

*Presidente da Associação de Produtores Ribeiracre.

Nenhum comentário: