sábado, 13 de outubro de 2007

Precisa-se de coragem pra vencer a indecência

Um visitante anônimo deste blog diz que as ações de PT e PSB, atinentes aos preparativos para as eleições municipais do ano que vem, são puro "caldo de piaba". De acordo com ele, que postou seu comentário no artigo "É uma vergonha", Ubiracy Vasconcelos tem "rejeição" no município e Manoel do Ibama "lidera um grupo que esteve sempre ao lado do poder, se aliando a tudo e a todos". Com base nisso, o caro anônimo afirma que o atual prefeito de Xapuri já pode preparar o paletó para a próxima posse.

Não entrarei no mérito das qualidades e defeitos dos nomes que surgem como possíveis candidatos à prefeitura de Xapuri, mas a idéia de que o tosco Vanderley Viana figura neste momento da contagem regressiva às eleições como favorito me parece no mínimo insensata para não dizer absurda. A insistência de alguns em querer reforçar essa idéia me causa preocupação, pois revela um sentimento de comodismo com o a balbúrdia que aí está. Em minha opinião isso é puro "entreguismo".

Aqueles que amam Xapuri e que sonham com um futuro mais digno para essa terra e seus habitantes não podem se entregar tão facilmente. Há que se lutar contra o cancro em metástase que está instalado na prefeitura e, mais do que isso, fazer valer a nossa condição de cidadãos preocupados com a nossa cidade e ajudarmos a construir um governo que tenha o mínimo de decência e vergonha na cara a partir de 2009. Isso é possível, basta botar o jegue na estrada e participar do processo.

Não acredito que os partidos que disputarão as eleições definam seus candidatos à revelia da opinião popular. Se assim o fizerem cometerão os mesmos erros do passado que resultaram na anomalia que todos já conhecemos e à qual não queremos com certeza reviver. Nesse ponto sou obrigado a concordar com um pouco do que o anônimo diz: "Xapuri carece de bons e bem intencionados candidatos". Que se habilitem aqueles que atendam aos critérios que a população estabelecer como necessários. Com a palavra os partidos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu, tenho a vissão melhor da situação, o Julio Figueredo(falecido) tem um filho o Mapingaria(carinhosaamente chamomos assi8m) é um bom nome a prefeito de xapuri.
att. Elisio/Ribeirão
elisiore@ig.com.br

Anônimo disse...

Vc tá certo Raimari,nós precisamos de coragem mesmo, e os partidos precisam de bom senso na escolha dos candidatos; Não se escolhe candidatos na marra, como sempre acontece no PT, imaginando, creio eu, que o dito vá decolar na campanha; vc, eu e muita gente aqui de Xapuri sabe que isso não funciona mais, funcionava quando o PT era modismo, mas agora não, a história é outra, o povo tem que ser ouvido, agora o povo é que escolhe.

Anônimo disse...

Mapin..o quê? tá de gozação esse anônimo aí de cima; A gente falando coisa séria e vc com piada. Dá licença, vá dá pitaco na prefeitura aí da sua cidade que vc ganha mais.

Anônimo disse...

Temos um bom nome a secretaria da pasta da mulher Leide Aquino, uma mulher de garra e tem o apoio das familias, Barbosa e Barros. Temos que deixar uma mulher assumir a Prefeitura e como a atual secretaria da pasta da mulher creio que Leide será uma boa Prefeita.

Anônimo disse...

kkkkkk..só tem piadista aqui, Leide, meu Deus, esse povo não se manca mesmo, já não chega 8 anos de desastrosa administração dos Barbosa, ainda querem mais? onde vai pegar fogo dessa vez?
Acho que uma mulher seria interessante, mas, pelo amor de Deus, Leide nãooooooo.

Anônimo disse...

Leide Não.
Chega de medalhões;
Chega de figurinhas carimbadas;
Queremos nomes novos, e urgente!

Anônimo disse...

Tai um bom nome: O bom técnico e filho de tradicional familia de Xapuri. Falo do Prof. Carlos Estevão Castelo (filho do Sr. Estevão Castelo).

Recentemente me disse, nos corredores da UFAC onde trabalha como Professor de Economia, que seu sonho é ser prefeito de Xapuri. Mas acha que não teria chances, eu acho o contrário.

Pablo

Anônimo disse...

Xapuri precisa de um líder novo, com qualidades para administrar essa tão querida e humilhada Xapuri. Pelo amor de Deus não coloquem nomes como Leide Aquino, isso é voltar ao retrocesso administrativo da podridão de Júlio Barbosa.
Uma figura nova está pintando, com responsabilidade, formada em Gestão e Administração Elenira Mendes.

Anônimo disse...

Seria um bom nome sim meu caro professor, mas com certeza enfrentaria resistência por estar a muito tempo longe da terrinha. Xapuri precisa é de soluções caseiras, de gente que mora e conhece bem nossos problemas, que seja sério, honesto, articulado politicamente e principalmente que seja trabalhador, pois precisamos é de trabalho pra tirar xapuri do atoleiro.

Anônimo disse...

E por falar em pesquisas por que não realizar uma a respeito da aceitação popular aos propensos candidatos. O PT parece que não aprende a lição mesmo, sair como o mome do Bira e mais uma vez entregar a viúva para a oposição, nada contra a pessoa dele, mas Xapuri necessita de um filho da terra, que tenha cultura e preparo academico para tirar a nossa Xapuri do atraso. Quanto a articulado politicamente discordo, quanto mais se envolve na política mais compromissado fica com o ciclo vicioso que ai esta implantado, temos que ter sim um filho da terra mas que esteja fora, para quebrarmos a continuidade da politica rasteira que esta instalada aqui. Finalizando a volta do Júlio e dos Barbosas só pode ser brincadeira, vamos abrir os olhos e rejeitar propostas deste quilate, ou estão com saudades do velhos tempos de incêndios, corrupção desenfreada, pessoas enriquecendo ilicitamente com postos de gasolina e etc. sem contar o atraso para nossa cidade.

xapuriense disse...

“Xapuri precisa é de soluções caseiras, de gente que mora e conhece bem nossos problemas, que seja sério, honesto, articulado politicamente e principalmente que seja trabalhador, pois precisamos é de trabalho pra tirar xapuri do atoleiro”.
Bem, concordo apenas com o honesto (preferiria dizer ético), mas vamos lá...
Se a solução caseira for desonesta? Lascou... E se for despreparada tecnicamente? Lascou, de novo (não esqueça que o Wandeco vai deixar a Prefeitura um caos – imagino o trabalho que o futuro Prefeito terá no primeiro ano para “arrumar a casa”). Articulado politicamente? Não seria melhor um Prefeito persuasivo, independente e com uma forte rede de contato (com o Setor Público e Privado) Vale lembrar que o Jorge Viana conseguiu revolucionar a Prefeitura de Rio Branco mesmo com um Presidente do PSDB e com o Orlei no Governo).
Trabalhador? Verdadeiramente todos nos somos, o problema é que a maioria trabalha sem foco e não consegue gerar valor para si próprio e para a sociedade.
Portanto, acho que Xapuri precisa mesmo é de um Prefeito visionário, é simples. Uma criatura com visão de futuro. Que possa liderar o processo de construção de uma comunidade da visão em Xapuri. Sempre acreditei que uma visão positiva de futuro faz a diferença, em qualquer situação. Mas o que observo na velha princesa é o contrário (observo estou quase toda semana ai, mesmo não comparecendo aos eventos sociais, etc,...).
As pessoas, legitimamente, reclamam demais. Reclamam muito do Prefeito atual, do anterior, da Zona Franca Boliviana, da Zona de Livre Comércio de Epitaciolânida que quebrou o comércio, etc...... Mas o que podemos fazer para, é isso. Essa é a chave. Xapuri precisa assumir a responsabilidade pelos seus resultados (a sociedade é claro).
Uma das realizações mais importantes da psicologia moderna tem sido a constatação de que a nossa visão da realidade desempenha um papel importante na formação do nosso mundo: as imagens que mantemos em nossas mentes podem modelar os eventos externos, fazendo com que realmente possamos criar nosso próprio futuro. Como o pai da psicologia moderna, William James, escreveu, “A maior revolução do nosso tempo é a de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas de suas mentes, podem mudar os aspectos externos de suas vidas”.

Atenção: EU NÃO SOU CANDIDATO.

Meu desejo é contribuir tecnicamente com minha cidade, e isso vou fazer independente do futuro Prefeito.

Prof. Carlos Estevão Ferreira Castelo
Xapuriense e professor de Teoria Econômica da UFAC