domingo, 11 de novembro de 2007

Banco Mundial anuncia investimentos no Acre

Andréa Zílio

A vice-presidente do Banco Mundial, Pamela Cox, afirmou que a experiência acreana de desenvolvimento sustentável só foi possível por causa da existência de “um governo forte”. Ela encerrou visita ao Estado neste domingo, 11, conhecendo espaços culturais de Rio Branco

A vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe Pamela Cox, anunciou investimento de US$ 120 milhões de dólares que serão aplicados nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento comunitário. O Governo dá a contrapartida no valor de US$ 30 milhões de dólares. O prazo de execução do projeto é de 5 anos a partir de 2008.

A política de Florestania foi o que mais chamou a atenção da visitante, que afirmou ser este, um modelo aliado para que o Acre conquiste parceiros como o Banco Mundial. “Dizem que o Acre é o fim do mundo, mas não é verdade, pois ele é o coração. O seu modelo de desenvolvimento é exemplo para o futuro melhor da Amazônia e do Brasil”, comenta.

Pamela Cox afirma ainda que é essencial ter um governo forte, e acredita que o Acre se encaixa nesse perfil ao apresentar uma outra forma de desenvolvimento. Por isso, o Banco Mundial se propõe a apoiar algumas iniciativas como os novos programas.

Depois do encontro com o governador Binho Marques realizado na quarta-feira, Cox cumpriu extensa agenda que incluiu visitas à fábrica de preservativos em Xapuri, à usina Álcool Verde e ao Seringal Cachoeira. Aproveitou para conversar com seringueiros e pessoas de outras comunidades.

Acompanhada de sua equipe e dos secretários do Governo do Acre, ela comentou em coletiva a imprensa, as impressões sobre o Acre. “Tive oportunidade de aprender sobre os desafios do Estado e o modelo de seu desenvolvimento, a Florestania, que une o uso o correto da floresta e a cidadania, e isso é importante para o mundo”, ressalta.

Pamela diz que escolheu o Acre para realizar a visita de cortesia porque “o Acre é único”, reforçando ainda mais sua admiração pelo modelo de desenvolvimento implantado nos últimos 9 anos. Aproveitando cada hora de sua estada, a vice-presidente do Banco Mundial continua sua agenda neste domingo em um passeio turístico pela cidade. Para ver um pouco da cultura acreana, visita a Usina de Arte João Donato antes de partir.

Ela e o Banco Mundial – A americana Pamela assumiu o cargo de vice-presidente do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, em janeiro de 2005. Economista especializada em desenvolvimento, atuou em postos de gerência em diversos países e regiões desde seu ingresso no Banco.

O Banco Mundial que trabalha com o Brasil desde 1949, atualmente tem projetos em curso ou planejados no Amapá, Amazonas, Pará e Acre. Ele também é ativo dos nove estados do Norte no Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais Brasileiras, no Programa Nacional do Meio Ambiente e no Programa Áreas Protegidas da Amazônia.

Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: