domingo, 25 de novembro de 2007

Turismo Ecológico

Uma semana após ser inaugurada pelo governo do Estado, a Pousada Ecológica do seringal Cachoeira, em Xapuri, já atrai turistas de vários pontos do país. Empreendimento gera emprego e renda, oferecendo benefícios diretos à comunidade local.

Neste último final de semana a pousada recebeu um grupo de 40 turistas que vieram dos estados do Amazonas, Pará e Roraima. As principais atrações oferecidas pela pousada são as trilhas pela floresta, onde o turista tem contato com a exuberância das matas da região e vivencia o modo de vida e de trabalho do seringueiro.
De acordo com o agente de turismo Regileno Costa, atual gerente da pousada, novos atrativos devem ser introduzidos em breve. O turista, por exemplo, vai poder pescar no açude que fica ao lado dos chalés, no sistema "Pesque e Pague", além de fazer passeios de cavalo e charrete.
Outra atração será o arborismo, atividade que consiste em passar de uma árvore para outra através de pontes suspensas, integradas ao ambiente, não comprometendo o desenvolvimento da vegetação e o visual da mata, tornando assim possível a observação de pássaros e outros animais.
O empreendimento, que custou cerca de 200 mil reais aos cofres do estado, está gerando benefícios diretos aos moradores do seringal cachoeira. Além de empregos, a pousada está gerando renda através da compra de produtos regionais oriundos do próprio seringal e regiões vizinhas.
Na cozinha da pousada pode-se encontrar uma grande variedade de frutas da região, como abacaxi, banana, castanha, mamão, além de outros produtos como doces e biscoitos, tudo feito por gente da comunidade.
No momento, 11 pessoas da comunidade estão trabalhando na pousada, mas esse número deve subir para 15 com o aumento da demanda de serviços. Cerca de 30 pessoas foram capacitadas pela Secretaria de Turismo, através do Instituto Dom Moacir, e estão aptas a serem contratadas.
Para a moradora da comunidade do seringal Cachoeira, Íris Arruda de Oliveira, que foi contratrada como cozinheira, a pousada é um sonho realizado por todos que viram nascer ali uma luta por melhores condições de vida para os seringueiros. "Pena que o Chico (Mendes) não está aqui entre nós, mas a realização deste sonho significa que sua luta não foi em vão".
Para obter informações sobre como agendar estadia na pousada ecológica do cachoeira as pessoas devem entrar em contato com a central de atendimento ao turista, em Rio Branco, através do telefone (3222 7661).
Em Xapuri os telefones para contato são: (3542 2227 e 9979 3551).
As diárias variam entre 50 e 180 reais.

Nenhum comentário: