domingo, 30 de dezembro de 2007

Governo esclarece acidente na fábrica de preservativos de Xapuri

Técnicos ambientais da Divisão de Indústria, Resíduos e Serviços do Imac levantam informações sobre o acidente e devem apresentar relatório nos próximos dias.

O Governo do Estado divulga nota na qual esclarece à população sobre o acidente ocorrido na madrugada do dia 22 de dezembro na Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri – NATEX, empreendimento cujo objetivo é fomentar a economia e a sustentabilidade dos produtores e moradores da região. A NATEX possui características diferenciadas das indústrias de preservativos masculinos. É a única que utiliza matéria prima, o látex, originária de seringais nativos. Outro diferencial é que a empresa centrifuga e armazena seu próprio látex. Técnicos ambientais da Divisão de Indústria, Resíduos e Serviços do Imac inspecionaram o local e nos próximos dias devem apresentar um relatório sobre o acidente. A empresa NATEX foi notificada e a fábrica deverá voltar a funcionar após esclarecimentos e adequações do sistema de drenagem.

Leia abaixo a nota emitida pelo Governo do Estado sobre o acidente na Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No último dia 22 de dezembro, a base metálica de um dos tanques de armazenamento de látex da Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri – NATEX - cedeu, por volta das 3 horas da manhã, deixando vazar 12 mil litros de látex com amônia para evitar coagulação em uma proporção de 1,5%.

Segundo apuração do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac), o sistema de drenagem que tem a função de direcionar efluentes para estação de tratamento da indústria não funcionou adequadamente, o que será motivo de apuração. Uma parte do látex (3,5 toneladas) coagulou rapidamente em função da evaporação da amônia (que possui alta volatilidade). Outra parte do látex (estimada em 1 tonelada) ficou retida na tubulação e nas medidas de contenção momentos após o acidente. Estima-se que aproximadamente 7,5 mil litros de látex (sete caixas d’água doméstica) tenham atingido um açude nas proximidades da fábrica. O açude em questão possui cerca de 5 mil m3 de água. O que resultou em uma concentração de látex inicial na água de 0,2%. As fortes chuvas, nos dias 24 e 25, aumentaram a diluição, deixando quase imperceptível o impacto, o que é visível pela coloração da água e do pH (medida de acidez) monitorado.

A indústria está licenciada para operar. Durante a vistoria, foi lavrada uma notificação e a as atividades serão retomadas somente após esclarecimentos e demonstração do funcionamento do sistema de drenagem e integração com o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida em Emergências Ambientais.

Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: