quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Os Caminhos de Chico Mendes

Dica imperdível para quem mora em Rio Branco: a exposição "Os Caminhos de Chico Mendes", na Biblioteca da Floresta Marina Silva, na qual o artista plástico Wagner San relata em 24 telas e gravuras a floresta, o povo e a trajetória do líder sindical e ecologista de Xapuri.

A exposição foi idealizada pelo Instituto Chico Mendes, presidido por Elenira Mendes, filha do sindicalista, e tem como objetivo atrair a juventude a fazer parte da luta em defesa da floresta.

O artista Wagenr San nasceu em Bodoquena (MS) e começou a desenhar aos nove anos de idade. Ele é comprometido com a educação ambiental e há um ano chegou no Acre para conhecer e retratar o legado de Chico Mendes e da luta de quem vive na floresta.- As imagens que se soltam de sua percepção conferem ainda uma beleza inacabada. como se um sopro pudesse devolver a luta de Chico Mendes na aliança com a educação ambiental - escreveu a cientista social Michèle Sato.

Leia o artigo completo no blog do Altino e assista ainda uma entrevista em vídeo com o artista.
  • O artista Wágner San é o responsável pelos dois espetáculos apresentados em Xapuri intitulados Arte na Ruína, neste ano de 2007. Na última apresentação, realizada no final de semana passado, a cientista Michèlle Sato também esteve presente.

Um comentário:

San disse...

Semana passada fui ver o "Arte na Ruína" tomei um choque quando vi aqueles jovens expondo suas inquietações. sai de lá extasiada, com a impressão de ter levado um soco na cara - injustiças, imposições e deslealdade eram umas das denuncias de quem entende que sao submitidos por uma sociedade falsa moralista... parabens pelo espetaculo jovens de xapuri.