segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Prêmio José Chalub Leite

A entrega do prêmio realizado pelo Sinjac, revelou os profissionais que se destacaram com reportagens apresentadas ao longo do ano

Uma noite de encontro dos jornalistas sem a correria do dia-a-dia e a pressa em repassar a notícia ao público, apenas descontração e comemoração, principalmente, dos vencedores. Assim foi mais uma edição do prêmio de jornalismo José Chalub Leite, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), no sábado, 17.

Premiar as reportagens de destaque produzidas ao longo do ano na área de telejornalismo, jornalismo impresso, radiojornalismo, fotografia e charge. Esse é o objetivo do prêmio que acontece há oito anos.

Para quem recebe a estatueta, é uma forma de valorizar o jornalista, que enfrenta várias dificuldades para levar a notícia à população, segundo o presidente do Sinjac, Marcos Vicentti, que em outros anos conquistou algumas delas.

A cerimônia aconteceu no salão de festas do hotel Imperador Galvez, além da premiação, homenagens foram feitas a quem também contribui com o jornalismo no Estado, entre eles, o presidente da Academia Acreana de Letras, Clodomir Monteiro. Além das categorias tradicionais, houve outras duas, de apoio à indústria e ao comércio.

Na categoria Jornal Impresso, o prêmio de vencedor foi para o jornalista Evandro Cordeiro, do jornal O Rio Branco. Em telejornalismo, Senildo Melo, da TV Aldeia conquistou o primeiro lugar.
Senildo viajou durante doze dias pela BR-364, de carro, a pé e em cima de um burro, registrando a vida de acreanos que habitam as margens da estrada e sonham com o fim do isolamento.

"O mais importante desse trabalho foi o contato com as pessoas, presenciar a expectativa delas em ver a integração. A maioria das emissoras repercute o que divulgado na mídia nacional, mas quando temos oportunidade de priorizar o jornalismo regional, mostrado a realidade do nosso estado, isso se torna o diferencial. Foi o que fez essa matéria merecer o prêmio", comenta.

O prêmio de Radiojornalismo foi mais uma vez de Francelina Martins, da Rádio Difusora de Tarauacá. Em fotografia, Regiclay Saady, do jornal Página 20, ganhou a estatueta pela terceira vez. A categoria charge, foi para Enilson Amorim, do jornal A Tribuna.

Regiclay acredita que vale a pena enfrentar dificuldades durante todo o ano e, ao fim dele participar do prêmio, que considera apenas uma forma de reconhecer o esforço do profissional.
Outras categorias - A categoria de apoio ao Comércio, oferecido em parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio) premiou em jornalismo impresso, Tatiana Campos e telejornalismo, Sandra Assunção. E apoio à indústria, oferecido pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), na categoria jornalismo impresso, o vencedor foi Edmilson Ferreira pelo jornal Página 20. Telejornalismo foi conquistado por Mariama Morena, da TV Acre.

As estatuetas de menção honrosa foram dadas aos seguintes jornalistas: Adaílson Oliveira (Telejornalismo); Juraci Xangay (Jornalismo Impresso); Aldejane Pinto (Radiojornalismo); Senildo Melo (Telejornalismo - Comércio); Juraci Xangay (Jornalismo impresso - Comércio); Bruno Cássio (Telejornalismo - Indústria); Renata Brasileiro (Jornalismo impresso - Indústria); Francisco Braga (charge).

Andréa Zílio
Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: