segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ultraje, fúria e recalque

Meu comentário sobre a "Carta aberta aos Romeiros", distribuída pelo prefeito de Xapuri durante a última procissão de São Sebastião, foi interpretada pelo professor Joscíres Ângelo como um ultraje, resultado de fúria e recalque contra a administração que ele assessora.

Sendo o significado do termo ultraje igual a ofensa, insulto ou difamação, de acordo com alguns dicionários da língua portuguesa, não entendo o porquê de tal manifestação, uma vez que o que fiz foi apenas discordar da maneira demagógica e populista com que o prefeito se dirigiu ao público.

Reconheço que ironizei sim a martirização política de Vanderley. É de causar frouxos de risos, como diz uma personagem do programa humorístico Zorra Total, da Rede Globo. No entanto, jamais tive a intenção de difamar ou ofender a ilustre pessoa do prefeito.

Ataques de ódio e ululação contra adversários não compõem o meu perfil. Muito menos guardo rancor de quem quer que seja. Se assim fosse, já teria seguido os passos daqueles que vivem a pleitear indenizações na justiça pelas muitas calúnias e ofensas já recebidas do prefeito via canal de TV.

Com o professor Joscires, a quem guardo imenso respeito, as farpas não são pessoais e espero que não as tome desta forma. São apenas resultado do embate de idéias, fator tão salutar ao fortalecimento do processo democrático, mas que infelizmente ainda não é bem compreendido por muita gente.

Paciência, que um dia chegaremos lá.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário: