terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Programa Territórios da Cidadania

Mais de 48 milhões de reais, já definidos e orçados, serão investidos nos municípios da regional do Alto Acre e Capixaba. São recursos do programa Territórios da Cidadania do Governo Federal, que vai incentivar ações para superar a pobreza, diminuir as desigualdades e garantir o acesso à cidadania com ampliação de programas Luz para Todos, Bolsa Família, Farmácia Popular, Brasil Sorridente e Pronaf.

A regional do Alto Acre e Capixaba é composta por cinco municípios (Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil e Capixaba) que ocupam uma área de 15 e 300 quilômetros quadrados. O ministro Guilherme Kassel, do Desenvolvimento Agrário, explica que o programa tem como metas ampliar a renda, gerar trabalhos e mais produção.

“Vamos ter políticas públicas coordenadas com participação social, tudo isso para tirar essas regiões da situação de pobreza, dar perspectivas de futuro pra essas populações, ampliar renda, gerar trabalho e gerar mais produção”.

Os municípios do Alto Acre e Capixaba estão entre os 60 territórios atendidos pelo programa. Ao todo serão 958 municípios, onde vivem mais de 23 milhões de pessoas. O investimento previsto para esse ano de 9 milhões de reais em ações desenvolvidas por 10 ministérios.

A população vai discutir a aplicação dos recursos nos colegiados do território onde mora. Basta procurar os representantes para participar da escolha das prioridades. O programa Territórios da Cidadania será lançado pelo presidente Lula no final de fevereiro.

Walmor Parente - Agência Rádio Web.

Comentário do blog: É importante lembrar que nos últimos três anos o município de Xapuri tem oferecido resistência à participação nas discussões do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Acre e Capixaba - Condiac. O fortalecimento do consórcio e a interação entre os cinco municípios têm fundamental importância para a boa aplicação dos recursos do programa Territórios da Cidadania.

Recentemente, o relator da comissão que discute a redefinição dos limites territoriais da regional, Joscires Ângelo, representante de Xapuri, se ausentou duas vezes dos encontros para a apresentação do relatório do resultados das consultas populares sobre a que municípios a população das áreas em disputa quer pertencer. Joscires foi afastado da função e um novo relator, João Batista, do município de Assis Brasil, foi indicado.

Saiba mais sobre o programa Territórios da Cidadania, que vai destinar mais de 9 bilhões de reais para as regiões mais pobres do país, no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Nenhum comentário: