sábado, 15 de março de 2008

Chico Mendes para o mundo árabe

Uma equipe da emissora de televisão árabe Al Jazeera esteve em Xapuri nesta sexta-feira fazendo filmagens e entrevistas para um documentário sobre a vida do líder sindical Chico Mendes. Entre os entrevistados estão o ex-governador Jorge Viana, a presidente do Comitê Chico Mendes, Júlia Feitoza, o advogado Gomercindo Rodrigues, Abrahin Farhat, o popular "Lhé", o ex-prefeito Júlio Barbosa e a filha de Chico Mendes, Elenira Mendes, que preside o instituto que leva o nome do pai.

De acordo com o diretor Asaad Tahar o documentário terá de 40 a 50 minutos e será exibido somente no canal de notícias em língua árabe da Al Jazeera. A emissora lançou mundialmente seu canal de notícias em inglês em 2006, com o nome Al Jazeera International, alterado posteriormente para Al Jazeera English. A TV enfoca os acontecimentos do Oriente Médio sob uma visão árabe a um público acostumado a versões ditadas pelos interesses políticos de Estados Unidos e Inglaterra.

As transmissões da televisão do Catar começaram a chamar a atenção do ocidente ao mostrar manifestações populares anti-americanas em seguida aos atentados de 11 de setembro. Sua cobertura das guerras do Afeganistão (2002) e do Iraque (2003) fugiu do patriotismo exagerado que caracterizou as transmissões das grandes redes de TV norte-americanas.

Veja o sítio em inglês da TV Al Jazeera.

Nenhum comentário: