terça-feira, 4 de março de 2008

Esperança para o bairro Bolívia

Uma das regiões mais castigadas de Xapuri, o bairro Braga Sobrinho poderá receber em breve uma injeção de ânimo. Consta no Portal da Transparência, que reúne informações sobre o uso do dinheiro público pelo Governo Federal, um convênio da parte do Ministério da Defesa, no valor de R$ 350 mil, para pavimentação com tijolos maciços da Rua Plácido de Castro, a principal do bairro e que se encontra em estado de lástima.

A comunidade do bairro, que é mais conhecido por Bolívia, reivindica há anos a realização de melhorias nas condições do único acesso que possui ao centro da cidade: a Rua Plácido de Castro. A situação da via, que não recebe atenção há muito tempo, foi agravada pelo tráfego de caminhões caçamba transportando areia de uma draga instalada no Rio Acre, no local onde existiu a Praia do Inferno, um potencial ponto turístico da cidade que foi tragado pela atividade.

Os protestos da população chegaram a criar um mal-estar entre a prefeitura e o DEAS - Departamento Estadual de Águas e Saneamento -, acusado pela primeira de ser responsável pelo estado das ruas, em virtude de haver realizado obras de instalação de tubulação para a rede de abastecimento. Na época, o diretor-presidente do DEAS, José Bestene, rebateu as acusações da prefeitura afirmando que os danos causados com os serviços foram todos recuperados pelo departamento.

A discussão entre prefeitura e DEAS e a publicidade dada às reclamações da população não trouxeram nenhuma mudança na situação das ruas do bairro Braga Sobrinho, que ainda enfrenta outra ameaça de isolamento. A ponte que liga o bairro à cidade também está em péssimas condições, colocando em risco a vida das centenas de pessoas, estudantes, crianças e idosos que por ali passam todos os dias.

A vigência do convênio, que ainda não teve nenhuma parcela liberada, começou em 11 de dezembro do ano passado e vai até 6 de outubro deste. O valor da contrapartida da prefeitura é de R$ 10.762,06. A população pode acompanhar o andamento desse e de outros convênios federais destinados ao município de Xapuri, através do Portal da Transparência, clicando aqui.

Um comentário:

xapuriense disse...

Raimari,

Como foi o evento promovido pelo Magao. Dos siderais....

Alguma foto? Publico??

Que um artigo sobre o evento.

Grato,

Carlos