terça-feira, 11 de março de 2008

Natex faz curso de Brigada de Incêndio

Funcionários da Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri (Natex) estão sendo capacitados pelo Corpo de Bombeiros do Acre em um curso de Formação de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros.

O treinamento faz parte dos preparativos da fábrica para obtenção dos laudos necessários para entrar em efetivo funcionamento. Vinte e três funcionários recebem o treinamento em primeiros socorros, transporte de vítimas, resgate e combate a incêndios.

O curso é promovido pelo Programa de Incentivo às Unidades e Decanias de Formação de Brigadas de Incêndio do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de proteger a vida dos funcionários e garantir a segurança do patrimônio.

O gestor de qualidade da Natex, Ladislau de Oliveira dos Santos, explica que o curso é uma exigência do Ministério do Trabalho e atende normas comuns a todas as fábricas do porte da Natex instaladas em todo o Brasil. Ladislau não comentou as informações veiculadas pelo portal Ac24horas, na manhã de hoje, de que a fábrica poderia vir a ser interditada pelo Corpo de Bombeiros por não cumprir com exigências legais.

O coronel José Henrique Barbosa de Albuquerque, comandante do Corpo de Bombeiros do Acre, informou na manhã de hoje que a fábrica não pode sofrer sanções no sentido de ser proibida de funcionar por não atender as exigências da Lei 1.137 e do Decreto 410, pois ainda está em fase de testes e adaptação. O Corpo de Bombeiros, segundo o comandante, está emitindo laudo de vistorias parciais até que se cumpram todas as exigências, que são poucas, para o seu efetivo funcionamento.

No programa Gente em Debate, da Rádio Difusora Acreana, a diretora técnica da Funtac - Fundação de Tecnologia do Acre - Tânia Guimarães, informou que a fábrica está em processo de certificação e que todos os procedimentos legais exigidos para este tipo de empreendimento estão sendo tomados. A previsão, segundo ela, é que a parte de obras termine em 30 de março e em um prazo de 60 dias o governo do estado estará apto a solicitar uma vistoria do Departamento Nacional de Vigilância Sanitária.

A Natex – Fábrica de Preservativos Masculinos de Xapuri - está em processo final de implantação e deverá ser inaugurada ainda em 2008. A inauguração, que deverá ter a presença do presidente Lula, estava prevista para acontecer em 2007, sendo adiada por várias vezes.

Um comentário:

xapuriense disse...

Olá Raimari,

Vç, como sempre, trazendo notícias interessantes sobre nossa Xapuri. Continue assim.

Sobre a fábrica de preservativos, quero muito que a mesma obtenha resultados, para todos de Xapuri. Entretanto, tenho muitas dúvidas se isso acontecerá verdadeiramente (a maioria dúvidas técnicas). Quanto mais demora para a fabrica rodar pra valer, mas aumenta minhas dúvidas.

Algumas questões para reflexão:

Preocupa-me, por exemplo, com a qualidade da matéria-prima na porta da fábrica. Bem, para qualquer sistema de produção rodar com qualidade e eficiência essa variável é muito importante.
Em outros termos, será que o latex chegará na porta da fábrica com a qualidade e o padrão desejados(PH, por exemplo). Observo que a matéria-prima principal é produzida por produtores familiares em distâncias diferentes da fábrica. Como padronizar?

Uma vez o Dotto me disse que isso tava resolvido, tomara....

Será que foi feito algum estudo de localização para decidir (utilizando critérios tecnicos/operacionais e econômicos) que o local onde a fábrica foi instalada é mesmo o local ótimo?.

A localização errada de uma planta pode inviabilizar o negócio. Exemplo: se o sistema exigir, por exemplo, água de qualidade, será que no local existe.... Ou será necessário investimentos adicionais...

Ainda sobre localização, penso em questões que parecem bobagens, mas são importantes. Exemplo: se uma peça quebrar, um pequeno parafuso. Isso é bastante comum em processsos industriais. No mercado de Xapuri teriam fornecedores? Ou terão que parar a produção para comprar peças de reposição em outros mercados.Processo parado custos elevados.

Bem, são detalhes que , do ponto de vista privado (mérito privado) podem inviabilizar o negócio.

Grande abraço

Carlos Estevão