sexta-feira, 7 de março de 2008

Salada mista

Lideranças políticas de PV, PP, PC do B e PMDB de Xapuri se reúnem nesta sexta-feira (7) com o objetivo de formalizar uma aliança para a disputa das eleições municipais deste ano. Os quatro partidos já sentaram à mesa na última terça-feira (4) quando a formação da nova frente política foi verbalizada.

No discurso a preocupação com o futuro político de Xapuri, segundo eles inserida em absoluto caos administrativo, e a garantia da inexistência de ambições pessoais aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O bloco em formação pretende apresentar um conjunto de idéias à população, com quem abrirá discussão para a definição dos futuros candidatos.

Até agora tudo está tudo bonito. O que resta saber é se com a concretização da aliança essa harmonia perdurará com tantos nomes que, sabidamente, almejam tomar a cadeira hoje mal ocupada por Vanderley Viana, que na semana passada fez festa para anunciar o nome da professora Aucelina Oliveira como pré-candidata ao cargo de sua vice-prefeita.

Entre os "prefeitáveis" que fazem parte dos quatro partidos que pretendem se unir estão a presidente do Instituto Chico Mendes, Elenira Mendes (PV), do vice-prefeito João Dias (PMDB), do atual presidente da Câmara, Ronaldo Ferraz (PMDB). No grupo ainda estão nomes como dos ex-vereadores César Zaine (PP), Eriberto Mota (PC do B), do presidente do PMDB, Francisco Damião Bispo, e o presidente da Associação Comercial de Xapuri, João Honorato Cardoso.

Dividida há algum tempo entre os seus dois principais partidos, PT e PSB, a unidade da Frente Popular do Acre em Xapuri já é considerada uma finada insepulta. Os encaminhamentos para as eleições de outubro excedem a regra da polarização que vem sendo estabelecida no restante do estado. Até o momento são três as intenções de candidatura em que partidos da Frente se opõem.

O que também se precisa descobrir é a quem essa salada mista que acontece por aqui irá beneficiar na hora que as urnas forem abertas.