sábado, 22 de março de 2008

Parabéns, Princesa do Acre!

Xapuri: 103 anos de história sem nada para comemorar

Terra formosa,
terra gentil,
és Princesa do Acre,
glória dos Acreanos,
orgulho do Brasil.

Xapuri comemora hoje 103 anos de fundação longe de corresponder aos ufanosos adjetivos cantados no refrão do seu hino municipal. É, na atualidade, entre as mais antigas cidades do Acre, uma das mais atrasadas do estado, seja economicamente, seja no sentido de organização social e política de sua sociedade.

Considerada o "Berço da Revolução Acreana", Xapuri costuma ser chamada por seus filhos de a "terra do já teve". Movida e dirigida, no passado, por famílias de comerciantes de origem sírio-libanesa, em sua maioria, a cidade já esbanjou luxo no pequeno centro urbano, com uma economia em ascensão baseada na extração do látex.

Em Xapuri já existiram fábricas, cinemas, algumas das maiores casas comerciais do estado, aviadoras de seringais produtivos, e um sistema educacional rigoroso e eficiente que chegou a trazer gente de Belém, segundo contam os mais antigos, para estudar no Instituto Divina Providência, das Irmãs Servas de Maria Reparadoras.

A partir da década de 1970, Xapuri chama a atenção do mundo devido à denúncias feitas pelo líder sindical Chico Mendes. Ligado à causa dos trabalhadores rurais, Chico Mendes é assassinado em 1988, deixando um legado importantíssimo na história do movimento ecológico mundial.

A morte de Chico Mendes trouxe algumas mudanças no cenário político municipal com alguns de seus companheiros sendo eleitos para cargos dos poderes legislativo e executivo e os povos da floresta atingindo uma condição de vida superior àquela do passado. Mas nada que trouxesse extraordinárias transformações na realidade de atraso econômico e social aconteceu em decorrência disso.

Na atualidade, Xapuri tem nas ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do governo do Estado a expectativa de retomar a rota do desenvolvimento perdida no decorrer das últimas décadas. As duas fábricas - de pisos e preservativos - implantadas pelo governo são esperanças de aquecimento da economia local com a geração de emprego e renda.

Às voltas com mais uma eleição municipal, neste ano, Xapuri busca encontrar uma solução para as seguidas más administrações. A desorganização administrativa, a inércia, a falta de respeito e diálogo com o povo, a fraca atuação da câmara de vereadores, a cidade sempre do mesmo jeito, abandonada e esburacada, são razões para eu acreditar que hoje nada temos a comemorar.

Um comentário:

xapuriense disse...

Raimari,

Estive ai na Semana Santa. Te procurei para um papo, mas não encontrei. Não tinha teu telefone.

Notei grande diferença nas ruas da cidade. As principais foram asfaltadas. Ponto para o Prefeito?

Muitos locais públicos estão sendo privatizados. O Mercado dos colonos, ao lado da casa de meus pais, virou um lanche durante a noite. Na praça da Coronel Brandão, existe bares. Eu sou contra, mas...

Sobre as eleições, as pessoas com que falei afirmaram que o Wanderely tem chances reais, principalmente se as candidaturas anuciadas se concretizarem.

Falaram-me de Marcinho (eu não sei de quem se trata), de Elenira, Ubiracy, Manoel e Wanderley.

Afirmaram que o Manoel abre para o PT. Será?

Que a Elenira tira votos do PT, na sua principal base.

O Marcinho ajuda a dividir votos.

Ai Wanderley tem chances. Que achas???

Olha. Na sexta, o Zé Claudio Porfiro lança seu livro no SEBRAE. Será às 20:00 horas. Se tiver por aqui comparece que ele merece. É um grande Xapuriense.

Abraços.

Carlos Estevão